Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/862149
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CUNHA, T. J. F.
SA, I. B.
PETRERE, V. G.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
TAURA, T. A.
ALVAREZ, I. A.
SILVA, M. S. L. da
OLIVEIRA, W. da S.
LUCENA, A. M. A. de
Additional Information: TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; IEDO BEZERRA SA, CPATSA; VANDERLISE GIONGO PETRERE, CPATSA; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; TATIANA AYAKO TAURA, CPATSA; IVAN ANDRE ALVAREZ, CPATSA; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS.
Title: Uso atual e quantificação de áreas degradadas na margem do Rio São Francisco no município Santa Maria da Boa Vista-PE.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil. Teresina: Embrapa Meio-Norte: Universidade Federal do Piauí, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Áreas salinizadas
Rio São Francisco
Código florestal
Revitalização.
Description: O objetivo deste trabalho foi fortalecer estudos ambientais para a preservação da vegetação ciliar, avaliar o uso atual e quantificar as áreas degradadas para o Programa de Revitalização do Rio São Francisco, no município de Santa Maria a Boa Vista. Para o mapeamento do uso atual dos solos e quantificação de áreas degradadas, foram realizados estudos básicos para validação e definição da metodologia. No município, praticamente toda a vegetação ciliar foi retirada e a grande maioria dos solos relacionados aos sedimentos fluviais encontram-se salinizados e degradados. Muitos já estão improdutivos e devido ao elevado nível de salinização do solo, as espécies nativas não conseguem se regenerar, cedendo lugar a plantas invasoras como é o caso da algaroba. As áreas que, por normas legais não poderiam ter sido desmatadas (toda a área de vegetação ciliar e áreas impróprias para a agricultura, etc), devem ser recuperadas por meio da regeneração natural e/ou de incentivos de políticas públicas. .
Thesagro: Meio ambiente
Desertificação
Vegetação
Degradação Ambiental
Impacto Ambiental
Mata Ciliar.
NAL Thesaurus: Forest management
Data Created: 2010-09-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tony2010.pdf262,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace