Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863487
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TONON, B. C.
DEBIASI, H.
FRANCHINI, L. G.
FARIAS, J. R. B.
PINHEIRO, B. C.
Additional Information: BRENDA CRISTYE TONON, CNPq/CNSPo; HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; LUIZ GUSTAVO GARBELINI, CNPSO; JOSE RENATO BOUCAS FARIAS, CNPSO; BÁRBARA CATUSSI PINHEIRO, UNIFIL/CNPq.
Title: Relação do Índice de satisfação das necessidades de água com a produtividade da soja em diferentes sistemas de manejo e de culturas.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa: SBCS, 2010. 4 p. Trab. 1241. 1 CD-ROM. FERTBIO 2010.
Language: pt_BR
Description: A água é o principal fator limitante ao alcance do potencial produtivo da soja. O objetivo do trabalho foi relacionar os efeitos dos sistemas de manejo e de culturas sobre a produtividade da soja à disponibilidade hídrica de cada safra. Foram utilizados dados de produtividade da soja obtidos em três sistemas de manejo do solo (sistema plantio direto - SPD; plantio direto escarificado a cada três anos; e sistema preparo convencional) e dois sistemas de culturas (rotação tremoço/milhoaveia/ soja- trigo/soja-trigo/soja e sucessão trigo/soja) nas safras de 1995/96 a 2008/09. Esses tratamentos compõem um experimento conduzido desde 1988 sobre um Latossolo Vermelho distroférrico em Londrina/PR. A produtividade da soja foi relacionada a um indicador da condição hídrica da cultura, o índice de satisfação das necessidades de água (ISNA). Para cada safra, estimou-se o valor médio do ISNA na fase de floração/enchimento de grãos da soja, por meio do modelo BIPZON de simulação do balanço hídrico. Foi possível definir modelos que relacionam a produtividade da soja à disponibilidade hídrica em diferentes sistemas de manejo do solo e de culturas e, assim, indicar práticas que aumentem a eficiência de uso da água pelas plantas. O SPD diminuiu a suscetibilidade da soja a perdas de produtividade pela seca. A escarificação esporádica no SPD e a rotação de culturas não modificaram a eficiência de uso da água pela soja.
Thesagro: Soja
Disponibilidade de água
Rotação de cultura
Plantio direto
NAL Thesaurus: Soybeans
Plant-water relations
Crop rotation
No-tillage
Data Created: 2010-10-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
id31319.pdf52,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace