Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorCAMPOS, F. P.
dc.contributor.authorAUAD, A. M.
dc.contributor.authorLEDO, F. J. da S.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. P. de
dc.contributor.authorCASTRO, B. B. A. de
dc.date.accessioned2024-04-24T18:54:50Z-
dc.date.available2024-04-24T18:54:50Z-
dc.date.created2010-10-08
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863925-
dc.descriptionA B. ruziziensis é a única espécie sexual e diplóide cultivada no Brasil, possibilitando a realização de cruzamentos e geração de variabilidade para a seleção de materiais superiores. Dentro do programa de melhoramento, a produção de sementes dos materiais avaliados, bem como o potencial de germinação destas é de grande importância, podendo influenciar nos critérios de seleção. Por isso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a produtividade e o potencial de germinação de sementes de progênies de meio-irmãos de B. ruziziensis. Foram avaliadas 118 progênies de meio-irmãos de B. ruzizienesis e quatro testemunhas (B. ruziziensis – cv. Comum; B. decumbens – cv. Basilisk; B. brizantha – cv. Marandu; e B.spp.). Os resultados das análises de variância detectaram diferenças significativas para a produtividade de sementes e porcentagem de germinação. A amplitude de variação para a produtividade de sementes foi de 394,3 kg/ha, correspondendo à 185,5% da média geral do experimento. Para a porcentagem de germinação a média observada foi 9,4%, variando de 1,5% para a progênie 13 à 29,5 para a 29. Os resultados observados nesse trabalho evidenciam a existência de grande variabilidade genética dentro de B. ruziziensis tanto para o potencial produtivo de sementes, quanto para a efetiva germinação destas. Dentro do programa de melhoramento genético essas características devem ser levadas em consideração, principalmente quando se trabalha com a recombinação dos materiais selecionados. Caso um destes apresente baixa capacidade de produção, ou mesmo de germinação das sementes, sua contribuição para o futuro pode ser bastante prejudicada, ou até mesmo anulada.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectForrageiras
dc.titleProdutividade e germinação de sementes de Brachiaria ruziziensis.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGenética Vegetal
riaa.ainfo.id863925
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-24
dc.contributor.institutionFAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; FLÁVIA PEREIRA CAMPOS, CES-JF; ALEXANDER MACHADO AUAD, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; LETÍCIA PACHECO DE OLIVEIRA, CES-JF; BÁRBARA BRUNA ABREU DE CASTRO, CES-JF.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produtividade-e-germinacao-de-sementes-de-Brachiaria-ruziziensis.pdf280,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace