Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863925
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorCAMPOS, F. P.
dc.contributor.authorAUAD, A. M.
dc.contributor.authorLEDO, F. J. da S.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. P. de
dc.contributor.authorCASTRO, B. B. A. de
dc.date.accessioned2024-04-24T18:54:50Z-
dc.date.available2024-04-24T18:54:50Z-
dc.date.created2010-10-08
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Inovação científica e tecnológica em zootecnia: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/863925-
dc.descriptionA B. ruziziensis é a única espécie sexual e diplóide cultivada no Brasil, possibilitando a realização de cruzamentos e geração de variabilidade para a seleção de materiais superiores. Dentro do programa de melhoramento, a produção de sementes dos materiais avaliados, bem como o potencial de germinação destas é de grande importância, podendo influenciar nos critérios de seleção. Por isso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a produtividade e o potencial de germinação de sementes de progênies de meio-irmãos de B. ruziziensis. Foram avaliadas 118 progênies de meio-irmãos de B. ruzizienesis e quatro testemunhas (B. ruziziensis – cv. Comum; B. decumbens – cv. Basilisk; B. brizantha – cv. Marandu; e B.spp.). Os resultados das análises de variância detectaram diferenças significativas para a produtividade de sementes e porcentagem de germinação. A amplitude de variação para a produtividade de sementes foi de 394,3 kg/ha, correspondendo à 185,5% da média geral do experimento. Para a porcentagem de germinação a média observada foi 9,4%, variando de 1,5% para a progênie 13 à 29,5 para a 29. Os resultados observados nesse trabalho evidenciam a existência de grande variabilidade genética dentro de B. ruziziensis tanto para o potencial produtivo de sementes, quanto para a efetiva germinação destas. Dentro do programa de melhoramento genético essas características devem ser levadas em consideração, principalmente quando se trabalha com a recombinação dos materiais selecionados. Caso um destes apresente baixa capacidade de produção, ou mesmo de germinação das sementes, sua contribuição para o futuro pode ser bastante prejudicada, ou até mesmo anulada.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectForrageiras
dc.titleProdutividade e germinação de sementes de Brachiaria ruziziensis.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGenética Vegetal
riaa.ainfo.id863925
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-24
dc.contributor.institutionFAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; FLÁVIA PEREIRA CAMPOS, CES-JF; ALEXANDER MACHADO AUAD, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; LETÍCIA PACHECO DE OLIVEIRA, CES-JF; BÁRBARA BRUNA ABREU DE CASTRO, CES-JF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Produtividade-e-germinacao-de-sementes-de-Brachiaria-ruziziensis.pdf280.62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace