Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866855
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCASTRO, B. de
dc.contributor.authorMARODIN, G. A. B.
dc.contributor.authorSANTOS, H. P. dos
dc.contributor.authorDIAS, F. P.
dc.contributor.authorTIECKER JUNIOR, A.
dc.date.accessioned2022-08-18T20:23:27Z-
dc.date.available2022-08-18T20:23:27Z-
dc.date.created2010-11-11
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866855-
dc.descriptionO repouso vegetativo e a superação da dormência das gemas são os períodos mais importantes em vinhedos comerciais, pois se forem ineficientes originam má brotação, atraso no início desse período e também desuniformidade na maturação dos cachos (PINTO, 2007). A cianamida hidrogenada (Dormex®), único produto registrado no momento para estimular a superação da dormência em frutíferas no Brasil, pertence à Classe Toxicológica I (ANVISA, 2003), o que representa um elevado potencial de risco aos agricultores. A possibilidade de utilizar produtos alternativos tem sido levantada, porém são raros os trabalhos realizados e dispõe-se de pouca informação científica sobre os benefícios dessas aplicações em relação ao tratamento convencional principalmente em ambientes tropical e subtropical, onde há maior dificuldade de se obter a superação da dormência natural e uniforme. Aliando este fato e a demanda crescente por produtos menos prejudiciais à saúde e ao ambiente, este trabalho teve como objetivos avaliar a influência de compostos alternativos na superação da dormência das gemas de videiras ?Niágara Rosada? (Vitis labrusca L.).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectQuebra de dormência
dc.subjectProduto alternativo
dc.titleEficiência de produtos alternativos para superação de dormência de 'Niágara Rosada'.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroViticultura
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroDormência
dc.subject.thesagroFisiologia vegetal
dc.description.notesResumo expandido.
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id866855
riaa.ainfo.lastupdate2022-08-18
dc.contributor.institutionBIANE DE CASTRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; GILMAR ARDUINO BETTIO MARODIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; HENRIQUE PESSOA DOS SANTOS, CNPUV; FELIPE PEREIRA DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; ARNALDO TIECKER JUNIOR, CNPUV (bolsista).
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ID12631.pdf289.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace