Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866869
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSOUZA, R. T. de
dc.contributor.authorSANTANA, A. P. S.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, E. C. Z.
dc.date.accessioned2022-08-18T20:23:54Z-
dc.date.available2022-08-18T20:23:54Z-
dc.date.created2010-11-11
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866869-
dc.descriptionEm regiões tropicais, as temperaturas elevadas ao longo do ano não induzem ao estado de endodormência das gemas, proporcionado um crescimento vegetativo contínuo. Portanto, o comportamento fisiológico da videira é diferenciado, observando-se acentuada paradormência das gemas em função da forte dominância apical, havendo sempre a tendência de brotação nas extremidades dos ramos (Leão e Silva, 2005). A cultivar Niágara Rosada (Vitis labrusca) apresenta dificuldade de brotação em temperaturas amenas provocadas pela entrada de frentes frias em regiões tropicais, como o noroeste do Estado de São Paulo, sendo necessário o uso de reguladores de crescimento para a quebra de dormência e a uniformização da brotação (Fracaro et al., 2004). A utilização de cianamida hidrogenada viabiliza a viticultura em regiões tropicais promovendo brotação e desenvolvimento uniforme dos ramos, garantindo níveis adequados de produtividade e proporcionando boa lucratividade ao produtor, entretanto, é um produto altamente tóxico que pode trazer riscos a saúde e impactos ao ambiente. Sua utilização é proibida em países europeus e se o mesmo ocorrer no Brasil poderia inviabilizar a viticultura ou no mínimo trazer sérias conseqüências econômicas aos viticultores. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar produtos alternativos para quebra de dormência na cultivar Niágara Rosada.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectQuebra de dormência
dc.subjectNiágara Rosada
dc.subjectRegião tropical
dc.subjectProduto alternativo
dc.subjectUvas do Brasil
dc.titleProdutos alternativos para quebra de dormência das gemas na cv Niágara Rosada em regiões tropicais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroViticultura
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroVariedade
dc.subject.thesagroDormência
dc.subject.thesagroFisiologia vegetal
dc.description.notesResumo expandido.
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id866869
riaa.ainfo.lastupdate2022-08-18
dc.contributor.institutionREGINALDO TEODORO DE SOUZA, CNPUV; ANA PAULA SANTOS SANTANA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO; ERYCA CRISTINA ZERBATO TEIXEIRA, UNIVERSIDADE DE JALES.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ID12633.pdf144,55 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace