Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866939
Título: Inibição da germinação in vitro de esporangiósporos de Plasmopara Viticola por produtos alternativos.
Autoria: SANTANA, A. P. dos S.
NAVES, R. de L.
PAPA, M. de F. S.
TEIXEIRA, E. C. Z.
BOLIANI, A. C.
Afiliação: ANA PAULA DOS SANTOS SANTANA, UNESP; ROSEMEIRE DE LELLIS NAVES, CNPUV; MARLI DE FÁTIMA STRADIOTO PAPA, UNESP; ERYCA CRISTINA ZERBATO TEIXEIRA, UNIJALES; APARECIDA CONCEIÇÃO BOLIANI, UNESP.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: O míldio, causado pelo pseudo-fungo Plasmopara viticola (Berk. & Curt) Berl. de Toni, é uma doença que ocorre na videira em todo o mundo (Brown et al, 1999a), assumindo grande importância em regiões quentes e úmidas (Lafon & Clerjeau, 1988). O patógeno afeta todas as partes verdes da planta, como folhas, ramos, inflorescências e frutos, reduzindo a quantidade e qualidade da produção (Lafon & Clerjeau, 1988). Os sintomas manifestam-se como lesões amareladas, translúcidas contra o sol, denominadas de ?mancha de óleo? na superfície adaxial das folhas, resultantes da destruição da clorofila e como lesões necróticas que podem coalescer, formando grande áreas necróticas (Brown et al, 1999b). Os sinais característicos do míldio são esporangióforos e esporângios brancos que emergem dos estômatos, na superfície abaxial da folha (Emmett et al, 1992). As plantas atacadas podem sofrer desfolha precoce, o que causa uma redução nas suas reservas de energia (Brown et al, 1999b). O programa de controle de doenças efetuado nas regiões tropicais produtoras de uvas de mesa envolve aplicação maciça de fungicidas, fazendo com que o custo para o controle de doenças fique em torno de 20% dos custos de manutenção da cultura. Dessa forma, torna-se necessária a busca de alternativas que permitam a redução do número de aplicações de fungicidas e, conseqüentemente, os custos de produção e os riscos de contaminação do ambiente. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de produtos alternativos aos fungicidas convencionais na inibição da germinação in vitro de esporangiósporos de P. viticola.
Thesagro: Viticultura
Uva
Doença de planta
Fungo
Míldio
Fungicida
Palavras-chave: Produto alternativa
Inibição da germinação
Controle
Notas: Resumo expandido.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID12643.pdf158,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace