Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, P. H. S. da
dc.contributor.authorSOUSA, E. P. da S.
dc.contributor.authorPÁDUA, L. E. de M.
dc.contributor.authorBARRETO, A. L. H.
dc.contributor.authorCASTRO, M. de J. P. de
dc.date.accessioned2023-08-28T03:36:47Z-
dc.date.available2023-08-28T03:36:47Z-
dc.date.created2010-11-25
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 23., 2010, Natal. Anais... Natal: Sociedade Brasileira de Entomologia: Emparn, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/867994-
dc.descriptionOs efeitos dos óleos essenciais têm sido estudados com freqüência nos insetos devido a sua ação tóxica. Plantas da família Piperaceae como Piper tuberculatum possuem propriedades inseticidas, devido à presença da piperina.Os percevejos, dentre eles Crinocerus sanctus (Fabr.), atacam o feijão-caupi entre o florescimento e a maturidade dos grãos sendo necessárias aplicações de inseticidas para seu controle.Na busca por alternativas ao controle químico deste inseto, avaliou-se a toxicidade do óleo essencial de P. tuberculatum na sobrevivência de ninfas de primeiro ínstar de C. sanctus. Para tanto, realizou-se um teste em laboratório (T: 25±1 ºC; U.R.: 60±10 % e Fotofase: 12h) de exposição das ninfas ao óleo essencial nas concentrações de 2, 4, 6, 8 e 10%, utilizando-se como solvente acetona e uma testemunha (acetona) as quais foram aplicados sobre um disco de papel de filtro que, após a volatilização da acetona foi colocado em uma placa de Petri de 6 cm de diâmetro juntamente com um pedaço de vagem verde de feijão-caupi de 2 cm para alimentação dos insetos. Na placa foram colocadas cinco ninfas de primeiro ínstar. O delineamento foi o inteiramente casualizado com três repetições. Os dados de mortalidade após o quarto dia da aplicação do óleo foram submetidos a uma análise de regressão. O óleo essencial de P. tuberculatum mostrou-se tóxico para ninfas de primeiro ínstar de C. sanctus a partir da concentração de 2% com resposta linear crescente (y=9,0571x + 8,381; R2 = 0,89; P<0,05%). O coeficiente de regressão (b) mostra que o acréscimo de cada 1% na concentração proporciona uma adição de 9,0571% na mortalidade do inseto.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleToxicidade do óleo essencial de Piper Tuberculatum JACQ. (Piperaceae) sobre ninfas de primeiro ínstar de Crinocerus Sanctus (FABR.) (Hemiptera, Coreidae).
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroInseticida
dc.subject.thesagroInseto
riaa.ainfo.id867994
riaa.ainfo.lastupdate2023-08-26
dc.contributor.institutionPAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA, CPAMN; ELIZANGELA PEREIRA DA SILVA SOUSA, UFPI; LUIZ EVALDO DE MOURA PÁDUA, UFPI; ANA LUCIA HORTA BARRETO, CPAMN; MARIA DE JESUS PASSOS DE CASTRO, UNESP -Botucatu.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Toxicidade24670.pdf790,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace