Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/868040
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CASTRO, M. de J. P. de
BALDIN, E. L. L.
KATO, M. J.
SILVA, P. H. S. da
SCHLICK-SOUZA, E. C.
Additional Information: MARIA DE JESUS PASSOS DE CASTRO, FCA - Unesp/Botucatu; EDSON LUIZ LOPES BALDIN, FCA - Unesp/Botucatu; MASSUO JORGE KATO, Instituto de Química - USP; PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA, CPAMN; EUNICE CLÁUDIA SCHLICK-SOUZA, FCA - Unesp/Botucatu.
Title: Toxicidade do óleo essencial e de dois isolados de Piper Aduncum L. sobre a viabilidade de ovos do caruncho do feijão-caupi.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 23., 2010, Natal. Anais... Natal: Sociedade Brasileira de Entomologia: Emparn, 2010.
Language: pt_BR
Description: O caruncho do feijão-caupi, Callosobruchus maculatus (Fabr.) é considerado uma das principais pragas desse feijeiro em condições de armazenamento. Na busca por alternativas ao controle químico deste inseto, avaliou-se em laboratório (T: 25±2 ºC; U.R.: 70% e Fotofase: 12h) a toxicidade do óleo essencial de Piper aduncum L. e de dois isolados (Dilapiol e Linolol) sobre a viabilidade de ovos de C. maculatus. Um teste de fumigação foi realizado com 15 grãos de feijão-caupi cultivar BR-17 Gurguéia acondicionados no interior de recipientes plásticos (50 mL) juntamente com 10 carunchos de até 48 h de idade. Os tratamentos consistiram de: 1, 2, 4 e 5 µL do óleo essencial e dos isolados Dilapiol e Linolol e uma testemunha (livre dos óleos), os quais foram aplicados sobre um disco de papel filtro acoplado sob a parte interna da tampa dos frascos, gerando concentrações de 0,002; 0,004; 0,008 e 0,01%, respectivamente. Sobre a tampa dos frascos foi passada uma película de papel filme a fim de evitar a evaporação dos óleos. A infestação foi mantida por 72h nos frascos para a realização das posturas. Após este período, os insetos foram liberados e os recipientes contendo os grãos ovipositados mantidos nas mesmas condições mencionadas anteriormente. Passados quinze dias da infestação, procedeu-se a contagem do número de ovos inviáveis. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. O óleo essencial de P. aduncum e do seu isolado Dilapiol afetaram de forma significativa a viabilidade de ovos de C. maculatus em todas as concentrações, alcançando na maior dose 100 e 70,5 % de eficiência, respectivamente. O isolado Linolol somente na dose de 5µL diferiu significativamente da testemunha, causando 99,4 % de inviabilidade dos ovos. O óleo de P. aduncum e seus isolados, Dilapiol e Linolol, exercem ação tóxica fumigante sobre ovos de C. maculatus.
Thesagro: Inseto
Praga.
Data Created: 2010-11-25
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Toxicidade.pdf105,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace