Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/868172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, F. de F.
dc.contributor.authorSILVA, A. C. G.
dc.contributor.authorSOUZA, E. B. A. de
dc.contributor.authorDIAS, R. de C. S.
dc.contributor.authorQUEIROZ, M. A. de
dc.date.accessioned2024-07-30T18:05:53Z-
dc.date.available2024-07-30T18:05:53Z-
dc.date.created2010-11-26
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationHorticultura Brasileira, Brasília, v. 24, n. 1, p. 1604-1608, jul. 2006.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/868172-
dc.descriptionEste trabalho objetivou estimar a natureza dos efeitos gênicos que regem alguns caracteres morfo-agronômicos em melancia. O experimento foi realizado na Estação Experimental da Embrapa Rondônia, em Machadinho do Oeste-RO. Os tratamentos compuseram-se de dois grupos de genitores, sendo o primeiro composto de três linhagens (Cpafro-34.305.3065, Cpafro-74.105.1136 e Cpafro-45.202.3106), o segundo, de três cultivares comerciais (Charleston Gray, Sugar Baby e Omaru Yamato) e por seis híbridos. Utilizou-se delineamento de blocos casualizados, com três repetições e parcelas de sete plantas. Avaliaram-se: comprimento da rama principal; peso de fruto; teor de sólidos solúveis; diâmetro transversal e longitudinal do fruto; relação diâmetro longitudinal/transversal; espessura da casca na região peduncular e na cicatriz floral; número de sementes por fruto; peso de 100 sementes, largura e comprimento da semente; e número de frutos por planta. Estimaram-se os efeitos das capacidades geral (CGC) e específica (CEC) de combinação, utilizando-se a análise dialélica adaptada por Geraldi & Miranda Filho. Apenas diâmetro transversal do fruto, espessura da casca na cicatriz floral e comprimento de rama foram não significativos entre os tratamentos, evidenciando a existência de variabilidade genética entre os genitores. Observaram-se diferenças significativas na CGC entre os grupos, para teor de sólidos solúveis; relação entre o diâmetro longitudinal e transversal do fruto; espessura da casca no pedúnculo; peso de 100 sementes, largura e comprimento da semente; e número de frutos por planta, sugerindo que os dois grupos contribuíram diferentemente para o desempenho dos híbridos, quanto a esses caracteres. Os efeitos da CEC superam os da CGC apenas na espessura da casca na cicatriz floral e no número de frutos por planta, indicando haver predominância da ação gênica não-aditiva, no controle daqueles caracteres, enquanto nos demais, predomina a ação gênica aditiva. Assim, haverá maior facilidade de realizar melhoramento genético da cultura usando métodos simples de seleção.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMelhoramento genético
dc.subjectEfeitos aditivos
dc.titleAnálise de efeitos gênicos em caracteres morfo-agronômicos de melancia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCitrullus Lanatus
dc.subject.thesagroMelancia
dc.description.notesSuplemento. Edição dos resumos expandidos do 46. Congresso Brasileiro de Olericultura, Goiânia, ago. 2006.
riaa.ainfo.id868172
riaa.ainfo.lastupdate2024-07-30
dc.contributor.institutionFLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPAF-RO; ALLYNE CHRISTINA GOMES SILVA, FACULDADE SÃO LUCAS; ELTON BILL AMARAL DE SOUZA, FACULDADE SÃO LUCAS; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; MANOEL ABILIO DE QUEIRÓZ, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ART-FLAVIO1.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace