Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/869125
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: FERREIRA, R. de P.
VASCONCELOS, E. D. de
CRUZ, C. D.
BARIONI JUNIOR, W.
RASSINI, J. B.
FREITAS, A. R. de
VILELA, D.
MOREIRA, A.
Additional Information: REINALDO DE PAULA FERREIRA, CPPSE; EDMAR SOARES DE VASCONCELOS, UFV/VIÇOSA, MG; COSME DAMIÃO CRUZ, UFV/VIÇOSA, MG; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE; JOAQUIM BARTOLOMEU RASSINI, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; ALFREDO RIBEIRO DE FREITAS, CPPSE/SÃO CARLOS, SP.; DUARTE VILELA, CNPGL; ADONIS MOREIRA, CPAA.
Title: Determinação do coeficiente de repetibilidade e estabilização genotípica das características agronômicas avaliadas em genótipos de alfafa no ano de estabelecimento.
Publisher: Revista Ceres, Viçosa, v. 57, n. 5, p. 642-647, set/out, 2010
Language: pt_BR
Keywords: Estabilização genotípica
Medicago sativa L.
Período das águas.
Description: Foram estimados os coeficientes de repetibilidade das características de produção de matéria seca (PMS), altura das plantas no momento do corte (APC), tolerância a doenças (TD) e altura no florescimento (AF), em genótipos de alfafa. As características foram avaliadas em 92 genótipos nos anos 2004 e 2005, durante 11 cortes, feitos nos períodos das águas (novembro a março, cinco cortes) e da seca (abril a setembro, seis cortes). O experimento foi conduzido em blocos ao acaso, com duas repetições. As estimativas dos coeficientes de repetibilidade foram obtidas por diferentes métodos de análises. Também realizou-se estudo da estabilização genotípica. Todas as análises estatísticas foram realizadas com auxílio do aplicativo computacional GENES. No período da seca, apenas dois cortes foram suficientes para se ter certeza de 85% na previsão do valor real para a PMS, sendo necessários cinco cortes para se obter a mesma confiabilidade nesta característica no período das águas. De maneira geral, no período das águas foi necessário maior número de avaliações para obter igual veracidade da comprovação genotípica. Pela estabilização genotípica, observou se aumento da confiabilidade com a eliminação de alguns cortes, chegando a até 97% com apenas três cortes, excluindo se dois cortes iniciais e um final. As variáveis PMS e APC, no período das águas, apresentaram maiores estimativas do coeficiente de repetibilidade do que TD e AF.
Thesagro: Características Agronômicas.
Data Created: 2010-12-08
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
12ReinaldodePiulaAlfafa02807.pdf38,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace