Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870287
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, V. W. S. dos
ARAGÃO, M. A. do C.
AZEVEDO, D. A. A. de
ALVES, S. M.
ANDRIOLI, A.
PINHEIRO, R. R.
Additional Information: Vanderlan Warlington Souza dos Santos, Graduando Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral/CE. Bolsista Embrapa
RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC.
ALICE ANDRIOLI, CNPC
Samilly Mesquita Alves, Graduanda UVA. Bolsista FUNCAP.
Dalva Alana Aragão de Azevedo, Graduanda UVA. Bolsista CNPq.
Maria Alzira do Carmo Aragão, UVA
Title: Produção de antígeno para o diagnóstico da Artrite-Encefalite Caprina com cepas virais nativas do Estado do Ceará: dados preliminares.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 4 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: MIDGA
CAEV
Artrite-Encefalite Caprina
Goat
MAGID.
Description: Objetivou-se com este estudo produzir antígeno para micro-técnica de imunodifusão em gel de agarose (MIDGA) com cepas virais isoladas no Estado do Ceará e compará-la com kit nacional produzido com cepa CAEV Cork. Na produção dos antígenos, utilizou-se um pool das cinco cepas virais do banco de germoplasma de Lentivírus da Embrapa Caprinos e Ovinos (antígeno CAEV Ceará) e a cepa CAEV cork (antígeno nacional). Para comparação entre os antígenos, realizou-se a MIDGA com 198 amostras de soros de caprinos, com mais de seis meses de idade, de nove rebanhos de algumas regiões do Estado do Ceará. Dos 198 soros analisados com o antígeno CAEV Ceará, 175 tiveram resultados negativos e 23 positivos; resultados semelhante aos encontrados com Ag CAEV Cork. Analisando os resultados, encontrou-se uma sensibilidade e uma especificidade, de 95,83% e 99,43%, respectivamente, e o índice Kappa de 0,95. Observou-se valores de 95,83% e 99,43% para valor preditivo positivo (VPP) e valor preditivo negativo (VPN) respectivamente, sendo a concordância de 99%. Os resultados dos estudos comparativos sugerem que o antígeno produzido a partir de amostras isoladas no Estado do Ceará apresenta resultados semelhantes ao antígeno produzido nacionalmente, podendo ser produzido comercialmente.
Thesagro: Caprino
Doença animal
Diagnóstico
Antígeno
Técnica Imunoenzimática.
NAL Thesaurus: Lentivirus.
Data Created: 2010-12-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACProducaodeantigenoparaodiagnosticodaArtriteEncefaliteCaprinacomcepasviraisnativasdo.pdf45,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace