Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870293
Título: Caracterização sanitária da caprino-ovinocultura no estado do Ceará: dados preliminares.
Autoria: SANTIAGO, L. B.
ALVES, F. S. F.
PINHEIRO, R. R.
LIMA, A. M. C.
Afiliação: Lauana Borges Santiago, Pós-graduanda Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza; FRANCISCO SELMO FERNANDES ALVES, CNPC; RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC; Ana Milena César Lima, Graduanda Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 5 f. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O objetivo deste estudo foi caracterizar os aspectos sanitários da caprino-ovinocultura das Mesorregiões Metropolitana de Fortaleza e dos Sertões Cearenses, com dados preliminares do estudo zoossanitário da caprino-ovinocultura no Estado do Ceará. Para a coleta dos dados, foi realizada a aplicação de um questionário, abordando as questões sanitárias dos rebanhos em um total de 18 propriedades produtoras de caprinos e/ou ovinos, sendo nove em cada mesorregião. Foi utilizada uma amostragem não probabilística para selecionar as propriedades nas mesorregiões estudadas, já que não existe uma listagem representativa dos criadores de caprinos e ovinos no Estado. Observa-se que a verminose está presente em todas as propriedades visitadas, sendo considerado um problema sanitário de extrema importância. A ocorrência de diarréia é descrita como a segunda variável que mais acomete os animais, pelos produtores, já que é um dos principais sinais clínicos da verminose gastrintestinal. Com relação à Linfadenite Caseosa, observa-se que, praticamente nenhum progresso foi realizado, no que diz respeito ao status da infecção no Estado. Especificamente nos Sertões Cearenses, a miíase é considerada, pelos produtores, um grande problema sanitário na caprinocultura da região. A ocorrência de raiva e clostridiose parece estar relacionada à existência de falhas na metodologia ou no programa de vacinação dos animais. Observa-se que, na prática, a maioria das tecnologias que visam o controle das doenças infecto-contagiosas e parasitárias nos pequenos ruminantes não é adotada. Cabe aos pesquisadores identificar junto aos produtores suas reais demandas, para que, de fato, os impactos tecnológicos da pesquisa constituam-se em resultados importantes e aplicáveis.
Thesagro: Caprino
Ovino
Doença animal
Sanidade animal
NAL Thesaurus: Goats
Sheep
Animal diseases
Palavras-chave: Brasil
Ceará
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACCaracterizacaosanitariadacaprinoovinoculturanoestadodoCearadadospreliminares.pdf244,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace