Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870294
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FERNANDES, M. F.
MEDEIROS, A. N. de
BOMFIM, M. A. D.
QUEIROGA, R. de C. R. do E.
PINHEIRO, R. R.
SANTIAGO, L. B.
Additional Information: Marcelo Ferreira Fernandes, Pós-graduando UFPB, Areia - PB; Ariosvaldo Nunes de Medeiros, UFPB, Areia - PB; MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC; Rita de Cássia Ramos do Egypto Queiroga, UFPB, João Pessoa - PB; RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC; LAUANA BORGES SANTIAGO, CNPC.
Title: Avaliação do hemograma e das funções hepática e renal de cabras leiteiras alimentadas com farelo de mamona destoxificado.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 5 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Farelo de mamona
Função renal
Enzima hepática
Co-produto.
Description: O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia in vivo do processo de destoxificação do farelo de mamona através da avaliação do hemograma e das funções hepática e renal de cabras leiteiras. Foram utilizadas 28 cabras da raça Anglo-Nubiana e Saanen, alojadas em baias individuais e distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado com quatro níveis de substituição (0%, 33,3%, 66,6% e 100%) do farelo de soja pelo farelo de mamona destoxificado e sete repetições. O período experimental foi composto por 30 dias de adaptação à dieta e 5 dias para a coleta dos dados. O exame hematológico consistiu na determinação do volume globular, hemáceas, hemoglobina, volume globular médio, concentração hemoglobínica globular média, hemoglobina globular média, contagem total de leucócitos e contagem diferencial de leucócitos. A determinação da atividade enzimática da aspartato aminotransferase e a quantificação da uréia, creatinina e glicose no sangue foram realizadas através do método colorimétrico. Os dados foram analisados por meio de análise de variância e teste de comparação de médias. O farelo de mamona destoxificado não desencadeou nenhum tipo de alteração patológica nos animais experimentais, já que não foi detectada diferença estatística significativa entre o grupo controle e os outros grupos testados, em nenhum parâmetro avaliado, com exceção dos valores de monócitos. Este último achado não possui significado clínico, já que os valores destas células encontram-se dentro dos parâmetros de normalidade para a espécie. Considerando os dados obtidos neste estudo, conclui-se que o processo de destoxificação do farelo de mamona foi eficaz na inativação de substâncias tóxicas nocivas ao organismo animal.
Thesagro: Caprino
Nutrição animal
Alimento alternativo
Alimento para animal
Ricinus communis
Mamona
Ricina
Resíduo
Subproduto.
NAL Thesaurus: Ricinus
Goats
Enzymes
Hematology
biodiesel.
Data Created: 2010-12-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACAvaliacaodohemogramaedasfuncoeshepaticaerenaldecabras.pdf283,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace