Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870303
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RICARTE, A. R. F.
TEIXEIRA, M. F. da S.
ANDRIOLI, A.
PINHEIRO, R. R.
BÁO, S. N.
SILVA, J. B. A. da
Additional Information: Aracely Rafaelle Fernandes Ricarte, Laboratório de Conservação de Germoplasma Animal, UFERSA, Mossoró, RN.
Sônia Nair Báo, Laboratório de Microscopia Eletrônica UnB, Brasília, DF.
ALICE ANDRIOLI, CNPC
Maria Fátima da Silva Teixeira, Laboratório de Virologia PPGCV - Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, CE.
Jean Berg Alves da Silva, Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal, UFERSA, Mossoró, RN.
RAYMUNDO RIZALDO PINHEIRO, CNPC
Title: Análise molecular e ultraestrutural de espermatozóides caprinos oriundos de animais infectados naturalmente e experimentalmente com o CAEV.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 4 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: CAEV
Análise molecular
Brasil
Artrite encefalite caprina.
Description: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise molecular e ultraestrutural em espermatozóides caprinos, afim de se averiguar a presença ou não do CAEV em sêmen de animais infectados naturalmente e experimentalmente. Para isto, foi coletado sêmen de 12 machos caprinos, sendo 4 machos infectados naturalmente com o CAEV, 4 experimentalmente e 4 negativos pelos testes de imunodifusão em gel de agarose (IDGA) e Reação em cadeia da polimerase (PCR), sendo este último grupo utilizado somente como controle. A coleta de sêmen foi realizada utilizando-se o método da vagina artificial. Foram realizadas seis coletas de cada animal e após cada coleta as amostras seminais foram destinadas às técnicas de PCR e Microscopia Eletrônica de Transmissão. Das 23 amostras seminais analisadas oriundas de animais infectados naturalmente apenas uma amostra apresentou positividade para o teste de PCR. Das 22 amostras provenientes de animais infectados artificialmente não se observou nenhuma amostra positiva, não tendo se observado nenhuma diferença estatística entre os grupos. Com relação às amostras analisadas ao microscópio eletrônico de transmissão, apenas em uma das amostras oriunda de animal infectado naturalmente, foi observado presença de vacúolos na porção da peça intermediária, porém, não foi observada nenhuma partícula viral no seu interior. O que demonstrou que espermatozóides de caprinos infectados naturalmente com o CAEV apresenta indícios de susceptibilidade para este vírus.
Thesagro: Caprino
Doença animal
Espermatozóide.
NAL Thesaurus: Lentivirus.
Data Created: 2010-12-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACAnalisemoleculareultraestruturaldeespermatozoidescaprinosoriundos.pdf984,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace