Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMEIRA, L. H. da R.
dc.contributor.authorPAIVA, D. de S.
dc.contributor.authorSIQUEIRA, T. R. de
dc.contributor.authorFONSECA, I.
dc.contributor.authorPINTO, I. S. B.
dc.contributor.authorALVINO, R. M.
dc.contributor.authorARBEX, W. A.
dc.contributor.authorGUIMARAES, M. F. M.
dc.contributor.authorSILVA, M. V. G. B.
dc.date.accessioned2025-06-12T10:47:56Z-
dc.date.available2025-06-12T10:47:56Z-
dc.date.created2010-12-27
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 5., 2010, Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870925-
dc.descriptionA Beta-Lactoglobulina (LGB) representa cerca de 50 a 55% das proteínas do soro de leite de ruminantes e de alguns outros mamíferos, porém não está presente em humanos, sendo apontada como uma das responsáveis pela intolerância à proteína do leite nessa espécie. O gene codificador da beta-lactoglobulina está localizado no cromossomo 11(BTA11) de bovinos, tendo sido já identificados 12 variantes, dentre os quais os mais frequentes são as variantes alelos A e B. Vários trabalhos demonstraram que a variante A está associado a maior produção de leite e a variante B ao maior percentual de gordura, proteína e sólidos totais. Dessa forma, o leite proveniente de animais com genótipo AA é melhor para ser comercializado in natura e o proveniente de animais com genótipo BB é mais indicado para produção de derivados lácteos como, por exemplo, queijo. Neste trabalho foi realizada a genotipagem de 477 animais da raça Girolando para o gene LGB. O DNA dos animais foi extraído e amplificado pela técnica de PCR e o produto foi digerido com a enzima de restrição Hae III. O objetivo deste trabalho foi estimar as frequências alélicas e genotípicas e verificar se esse gene encontrase em equilíbrio de Hardy-Weinberg. A frequência do alelo A foi de 0,548 e do alelo B foi de 0,452, e as frequências genotípicas foram, 0,3186; 0,4591; 0,2222 para os genótipos AA, AB e BB, respectivamente, estando de acordo com o teste de probabilidade do equilíbrio de Hardy-Weinberg (p<0,01), sugerindo que na população examinada não está sendo selecionada para essas variantes.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 141).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPCR-RFLP
dc.titleAvaliação do polimorfismo do gene da betalactoglobulina em bovinos da raça Girolando.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.format.extent2p. 57-59.
riaa.ainfo.id870925
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-12
dc.contributor.institutionLARISSA HELENA DA ROCHA MEIRA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO CARLOS; DAISYLÉA DE SOUZA PAIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; TATIANE RIBEIRO DE SIQUEIRA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; ISABELA FONSECA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ISABELLA SILVESTRE BARRETO PINTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; RAQUEL MARINHO ALVINO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO CARLOS; WAGNER ANTONIO ARBEX, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS GUIMARAES, CNPGL; MARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-do-polimorfismo-do-gene-da-betalactoglobulina.pdf170.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace