Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, C. G. S.
dc.contributor.authorGAMA, M. A. S. da
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorALMEIDA, M. M. de
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorSTUMPF, M. T.
dc.date.accessioned2025-07-03T18:48:30Z-
dc.date.available2025-07-03T18:48:30Z-
dc.date.created2010-12-27
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870955-
dc.descriptionO objetivo deste estudo foi avaliar a influência de níveis crescentes de óleo de girassol (OG) sobre o consumo, produção e composição do leite de vacas leiteiras recebendo dietas à base de capimelefante picado. Doze vacas primíparas da raça Holandês, no terço médio de lactação, receberam os seguintes tratamentos dietéticos (com base na MS), em delineamento quadrado latino 4 x 4: 1) Controle: dieta sem OG; 2) Dieta com 1,5% de OG; 3) Dieta com 3,0% de OG e 4) Dieta com 4,5% de OG. Utilizou-se capim-elefante como volumoso, o qual foi picado e misturado ao concentrado antes do fornecimento. A inclusão de níveis crescentes de OG na dieta não afetou (P>0,05) nenhum dos parâmetros avaliados (consumo de MS, produção de leite, teor e secreção dos componentes do leite, CCS e eficiência produtiva). Observou-se, entretanto, uma tendência (P=0,09) para aumento linear do teor de gordura do leite com o aumento do nível de OG na dieta, o que poderia ser ao menos parcialmente explicado pela elevada proporção de forragem na dieta (> 60% MS) e/ou pela forma de fornecimento da mesma (mistura total). Os resultados observados neste estudo indicam a possibilidade da inclusão de níveis elevados de OG em dietas de vacas leiteiras contendo elevada proporção de capim-elefante, sem comprometimento do desempenho produtivo dos animais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectComposição do leite
dc.subjectForrageiras tropicais
dc.subjectÓleos vegetais
dc.subjectVacas leiteiras
dc.titleDesempenho e composição do leite de vacas leiteiras recebendo dietas à base de capim-elefante picado suplementadas com diferentes níveis de óleo de girassol.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id870955
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-02
dc.contributor.institutionCARLOS GUSTAVO SANTOS RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; MARCO ANTONIO SUNDFELD DA GAMA, CNPGL; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; MARIANA MACEDO DE ALMEIDA; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; MARCELO TEMPEL STUMPF, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho-e-composicao-do-leite-de-vacas-leiteiras.pdf57.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace