Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870994
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. P. de
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorSANTOS, V. B. dos
dc.contributor.authorCASTRO, B. B. A. de
dc.contributor.authorSILVA, M. A. da
dc.contributor.authorFONSECA, C. de S. da
dc.date.accessioned2025-06-12T10:48:22Z-
dc.date.available2025-06-12T10:48:22Z-
dc.date.created2010-12-28
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 5., 2010, Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/870994-
dc.descriptionAs espécies do gênero Brachiaria, incluindo a B. ruziziensis, apresentam, de modo geral, dormência das sementes que está relacionada com o impedimento mecânico à difusão de gases (oxigênio) e absorção de água proporcionada pelas glumas. Esta dormência pode ser um fator desfavorável dentro dos programas de melhoramento genético. Por isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar eficiência de métodos para superação de dormência aplicados a Brachiaria ruziziensis. Foram avaliados 15 tratamentos para a quebra de dormência das sementes, em delineamento inteiramente ao acaso, com 3 repetições e parcelas de 100 sementes. Anotou-se as sementes germinadas aos 7, 14 e 21 dias após o início do experimento, obtendo-se, ao final, a porcentagem de germinação total das sementes. Os resultados da análise de variância mostraram diferenças significativas entre os tratamentos avaliados, evidenciando a existência de variação na eficiência dos métodos testados para a quebra de dormência das sementes de B. ruziziensis. A imersão das sementes em água sanitária (4%) por 14h, sozinha ou associada ao ácido giberélico (500 ppm) ou ao nitrato de potássio (0,2%), mostrou-se mais eficiente para a quebra de dormência de sementes de B. ruziziensis.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 141).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMelhoramento genético
dc.subjectForrageira
dc.titleEficiência de métodos para quebra de dormência aplicados à sementes de Brachiaria ruziziensis.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGerminação
dc.format.extent2p. 103-106.
riaa.ainfo.id870994
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-12
dc.contributor.institutionLETÍCIA PACHECO DE OLIVEIRA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; VANDERLEY BORGES DOS SANTOS; BÁRBARA BRUNA ABREU DE CASTRO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; MARCELA APARECIDA DA SILVA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; CRISTIANE DE SOUZA DA FONSECA, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Eficiencia-de-metodos-para-quebra-de-dormencia.pdf204.4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace