Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871004
Título: Caracterização química e física de solos das áreas de plantio/captação de barragem subterrânea.
Autoria: SILVA, M. S. L. da
FERREIRA, G. B.
MOREIRA, M. M.
SANTOS, J. C. P. dos
OLIVEIRA NETO, M. B. de
CUNHA, T. J. F.
PARAHYBA, R. da B. V.
Afiliação: MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; GIZELIA BARBOSA FERREIRA; MÁRCIA MOURA MOREIRA; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2010.
Conteúdo: A barragem subterrânea (BS) é uma tecnologia que contribui com a redução dos efeitos negativos dos longos períodos de estiagem, e que vem transformando a vida de muitas famílias agricultoras no semiárido brasileiro, por proporcionar o aproveitamento das águas da chuva para produção de alimentos. A despeito de toda essa importância, existem muitas propriedades com barragens subterrâneas que não estão produzindo no Nordeste, em decorrência, entre outras causas, da locação indevida, fora dos parâmetros recomendados. Diante do exposto, com o objetivo de avaliar a qualidade do solo de quatro unidades produtivas de barragens subterrâneas do Estado da Paraíba, a Embrapa Solos - UEP Nordeste realizou um estudo de caracterização química e física destes solos, com vistas a auxiliar o processo de implantação de BSs e sua utilização agrícola. O estudo foi realizado numa propriedade, sediada no municípios de Queimadas, que possue em seu agroecossistema barragenm subterrânea. Foi realizada a caracterização física e química dos atributos do solo e a identificação destes. Nas bacias de acumulação de água das quatro barragens subterrâneas foram identificados Neossolos Flúvicos e nas encostas os Luvissolos Crômicos típicos, Luvissolos Crômicos vertissólicos e Neossolos Litólicos. Os solos da barragem subterrânea apresentaram fertilidade média a alta e características físicas que necessitam do emprego de práticas de manejo e conservação que proporcione, principalmente, a melhoria da retenção de umidade e da densidade do solo, já que são solos com teores de areia significativos.
Thesagro: Solo
Barragem Subterrânea
NAL Thesaurus: Soil
Palavras-chave: Tecnologia social
Captação de água de chuva
Semiárido
Caracterização do solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tony2010.pdf43,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace