Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871141
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBORGES, V.
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorCASTRO, B. B. A. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. P. de
dc.contributor.authorLEDO, F. J. da S.
dc.contributor.authorKOPP, M. M.
dc.date.accessioned2025-07-04T12:52:36Z-
dc.date.available2025-07-04T12:52:36Z-
dc.date.created2010-12-29
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871141-
dc.descriptionAnálises de adaptabilidade e estabilidade de genótipos podem ser realizadas por diversos métodos. Um dos métodos que tem sido utilizado é o MHPRVG/BLUP derivado com base na metodologia de modelo misto. Objetivou-se neste verificar a estabilidade e adaptabilidade do peso de matéria seca de progênies de Brachiaria ruziziensis. O experimento foi em blocos completos com parcelas de linhas de 3,0m de comprimento, e espaçamento 1,0m entre linhas e 0,5m entre plantas. A significância dos efeitos de genótipos e das interações foram testadas via análise de deviance e a estabilidade e a adaptabilidade pelo método MHPRVG/BLUP. Houve diferença significativa para os efeitos de genótipos x ambientes permanentes e genótipos x colheitas. Houve coincidência de cinco progênies no ordenamento para MHVG, PRVG e MHPRVG. A melhor progênie foi superior 1.12 vezes a média geral de todos os cortes. As cinco melhores progênies produziram entre 8% e 12% a mais em relação a média dos sete cortes. Para PRVG e MHPRVG as progênies foram de mesma ordem na classificação indicando alta adaptabilidade e produtividade, sendo superiores a todas as testemunhas. As progênies 336, 360, 36, 329 e 324 são as mais estáveis, adaptadas e produtivas, com perspectivas para lançamento como cultivares.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDesempenho genotípico
dc.subjectMHPRVG
dc.titleEstabilidade da produção de matéria seca e adaptabilidade de progênies de Brachiaria ruziziensis utilizando metodologia modelos mistos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id871141
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-02
dc.contributor.institutionVANDERLEY BORGES; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; BÁRBARA BRUNA ABREU DE CASTRO, CES-JF; LETÍCIA PACHECO DE OLIVEIRA, CES-JF; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; MAURICIO MARINI KOPP, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estabilidade-da-producao-de-materia-seca.pdf129,61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace