Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871153
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBORGES, V.
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorCASTRO, B. B. A. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. P. de
dc.contributor.authorLEDO, F. J. da S.
dc.contributor.authorKOPP, M. M.
dc.date.accessioned2025-07-02T18:48:58Z-
dc.date.available2025-07-02T18:48:58Z-
dc.date.created2010-12-29
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/871153-
dc.descriptionSeleção com base em valores genéticos é essencial em programas de melhoramento genético. Para que a seleção genética seja realizada, parâmetros genéticos e componentes de variância devem ser preditos com acurácia e eficiência, sendo a metodologia de modelos mistos o procedimento mais indicado. Objetivou-se neste trabalho estimar parâmetros genéticos e componentes de variância para peso de matéria seca em progênies de meios irmãos de Brachiaria ruziziensis. Os tratamentos foram 118 genótipos de B. ruziziensis mais quatro testemunhas, em delineamento de blocos completos, com duas repetições e parcelas de uma linha de 3 metros de comprimento, com espaçamentos de 1 m entre linhas e 0,5 m entre plantas. As variâncias genotípicas e da interação genótipos x medições apresentam os mais baixos valores. A variância do ambiente permanente apresentou valor intermediário. Os efeitos de ambiente permanente e da interação genótipos x medições, apresentaram valores relativamente baixos. Conclui-se que: os parâmetros genéticos foram em sua maioria de médias e altas magnitudes, indicando situação favorável a seleção; os componentes de variância foram de magnitudes baixas e médias; contudo, dentro dos limites da variável estudada.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMelhoramento de forrageiras
dc.titleParâmetros genéticos e componentes de variância de progênies de meios irmãos de Brachiaria ruziziensis.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSeleção Genética
riaa.ainfo.id871153
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-02
dc.contributor.institutionVANDERLEY BORGES; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; BÁRBARA BRUNA ABREU DE CASTRO, CES-JF; LETÍCIA PACHECO DE OLIVEIRA, CES-JF; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; MAURICIO MARINI KOPP, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Parametros-geneticos-e-componentes-de-variancia.pdf117.32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace