Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873025
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLAGE, H. F.
dc.contributor.authorPANCOTI, C. G.
dc.contributor.authorBORGES, A. L. C. C.
dc.contributor.authorSILVA, R. R. e
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorSILVA, J. S. da
dc.date.accessioned2025-08-22T11:53:21Z-
dc.date.available2025-08-22T11:53:21Z-
dc.date.created2011-01-13
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 20.; FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 6.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 6.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 1.; 2010, Palma. Sustentabilidade e produção animal: anais. Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873025-
dc.descriptionForam avaliados parâmetros de temperatura e pH para cana-de-açúcar submetida à hidrólise pelo óxido de cálcio adicionado na proporção de 1% da matéria natural em seis diferentes tempos (zero; 6; 12; 24; 48 e 72 horas). Cada observação contou com cinco repetições para obtenção dos valores médios dos tratamentos. Para a mensuração da temperatura foi utilizado termômetro digital (Greisinger Eletronic Germany®, GTH 175/MO, com precisão de 0,1°C). Foi feita extração do “caldo” da cana através de prensa hidráulica e nele foi medido o pH com potenciômetro digital portátil (Tecnal ®). Foi encontrada uma alta correlação entre as variáveis estudadas, porém negativa (r2= - 0,92). A temperatura mostrou aumento progressivo de seus valores, sendo estatisticamente semelhantes apenas nos tempos 6h e 12h. Já o pH teve seu valor diminuído entre os tempos zero e 72h, mantendo-se estatisticamente estável até o tempo de 24h. O comportamento tanto da temperatura, quanto do pH pode ser explicado, principalmente, pela provável ocorrência de fermentação. Assim, em relação aos valores de temperatura e pH, o óxido de cálcio (CaO) adicionado na proporção de 1% na matéria natural promoveu considerável conservação da cana-açúcar picada por um período de até 12h.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAvaliação dos parâmetros de pH e temperatura na cana de açúcar tratada com óxido de cálcio, em diferentes tempos de hidrólise.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁlcali
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroDigestibilidade
dc.subject.thesagroFermentação
riaa.ainfo.id873025
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-22
dc.contributor.institutionHELENA FERREIRA LAGE, UFMG; CARLOS GIOVANI PANCOTI, UFMG; ANA LUIZA COSTA CRUZ BORGES, UFMG; RICARDO REIS E SILVA, UFMG; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; JULIANA SAVIA DA SILVA, UFMG.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-dos-parametros-de-pH-e-temperatura-na-cana-de-acucar.pdf886.83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace