Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVILELA, M. de F.
dc.contributor.authorFONTES, J. R. A.
dc.contributor.authorSHIRATSUCHI, L. S.
dc.contributor.authorRESENDE, A. V. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, C. M. de
dc.contributor.authorHURTADO, S. M. C.
dc.contributor.authorCORAZZA, E. J.
dc.date.accessioned2018-05-30T00:57:08Z-
dc.date.available2018-05-30T00:57:08Z-
dc.date.created2011-01-14
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: CONGRESO INTERNACIONAL DE INGENIERÍA AGRÍCOLA, 6., 2010, Chillán, Chile. Presentación de trabajos: orales, posteres, conferecias. Chillán: Universidad de Concepción, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873114-
dc.descriptionO custo do mapeamento por meio de amostragens em grades regulares e as extensas áreas de produção no Cerrado brasileiro, superando os padrões observados em outras regiões do país e mesmo do exterior, têm dificultado o acompanhamento detalhado das lavouras e dos fatores que afetam a produtividade. Um grande potencial tem sido atribuído ao sensoriamento remoto para o mapeamento e o monitoramento de culturas em grandes áreas, devido redução do custo de aquisição de imagens de satélite e de fotografias aéreas. Este trabalho teve como objetivo apresentar e discutir os resultados dos estudos sobre as potencialidades de fotografias aéreas não convencionais, ou de pequeno formato, no mapeamento de fatores que afetam a produtividade de grãos em lavouras no Cerrado brasileiro. Os estudos foram conduzidos em áreas de produção comercial de grãos nos estados da Bahia e de Goiás. Fotografias aéreas foram adquiridas a diferentes alturas de vôo com a finalidade de: a) mapear a distribuição espacial e o nível de infestação de corós rizófagos e plantas daninhas em soja; b) mapear zonas contrastantes de matéria orgânica do solo, e c) monitorar e efetuar mapeamento diagnóstico no milho. As fotografias compuseram mosaicos que foram posteriormente georreferenciados e classificados, gerando índices de exatidão que variaram de 71% a 88%, demostrando que fotografias aéreas não convencionais podem constituir base de dados importante ao diagnóstico e ao mapeamento de fatores bióticos e abióticos que afetam a produtividade, subsidiando, por conseguinte, a tomada de decisão para o manejo localizado em agricultura de precisão.
dc.format1 CD-ROM.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSensoreamento remoto
dc.subjectFotografia aérea
dc.titleFotografias aéreas não convencionais para mapeamento de fatores que afetam a produtividade de grãos no cerrado brasileiro.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-05-30T00:57:08Zpt_BR
dc.subject.thesagroAgricultura de Precisão
dc.subject.thesagroCerrado
riaa.ainfo.id873114
riaa.ainfo.lastupdate2018-05-29
dc.contributor.institutionMARINA DE FATIMA VILELA, CPAC; JOSE ROBERTO ANTONIOL FONTES, CPAA; LUCIANO SHOZO SHIRATSUCHI, CPAC; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; CHARLES MARTINS DE OLIVEIRA, CPAC; SANDRO M. CARMELINO HURTADO, BOLSISTA CNPQ; EDEMAR JOAQUIM CORAZZA, SCT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fotografiasaereas.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace