Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873164
Título: Otimização da análise molecular com AFLP para Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae
Autoria: HOHENFELD, C. S.
OLIVEIRA, E. J. de
SILVA, A. dos S.
JESUS, O. N. de
Afiliação: Camila Santiago Hohenfeld, UFRB; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; Aline dos Santos Silva, UFRB; ONILDO NUNES DE JESUS, CNPMF.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Conteúdo: O gênero Fusarium compreende várias espécies de fungos distribuídos no solo e susbtratos orgânicos. Uma das espécies mais importante é o Fusarium oxysporum que causa a murcha vascular e a podridão da raiz de diversas culturas de importância econômica. A especialização desse fungo a um hospedeiro permite sua classificação em forma specialis (f.sp.). Entre elas encontra-se o Fusarium oxysporum f. sp. passiflorae (McKnight, 1951) (FOP), agente etiológico da fusariose ou murcha do maracujazeiro. Além de atacar grupos específicos de plantas estes fungos são divididos em raça de acordo com a habilidade de infectar cultivares específicas indicando a elevada plasticidade genética deste patógeno. O mecanismo desta variabilidade é pouco conhecido, sabe que mecanismo que promova alta taxa de mutação possa está relacionado (Langin et al., 1995).
Thesagro: Fungo
Fusarium Oxysporum
Maracujá
Marcador Molecular
Patógeno
Notas: pdf 1220
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HohenfeldID27151pdf1220.pdf43,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace