Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873175
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AMORIM, V. B. de O.
OLIVEIRA, E. J. de
DANTAS, J. L. L.
Additional Information: Vanusia Batista de Oliveira Amorim, FAPESB/CNPq; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; JORGE LUIZ LOYOLA DANTAS, CNPMF.
Title: Análise de parentesco e estimativa de fluxo gênico em mamoeiro por meio de marcadores SSR.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 1335
Description: O mamoeiro é uma espécie que apresenta plantas femininas, masculinas e hermafroditas, sendo que nos plantios comerciais a preferência é por variedades ou híbridos hermafroditas. A quantidade de pólen produzida por plantas hermafroditas é bem menor que a produzida e dispersada por plantas masculinas e por esta razão a polinização cruzada natural em plantas hermafroditas ocorre em pequena escala, alcançando até 99% de autopolinização (Kee, 1970). De acordo com Badillo, (1971), a fecundação das flores de mamoeiro é feita pelo pólen disperso tanto por insetos quanto pelo vento, chegando a distâncias inferiores a 1 km. Nos estudos de fluxo gênico são consideradas duas abordagens: a ecológica e a genética, podendo esta última ser direta e indireta. Dentre a abordagem genética indireta, os marcadores microssatélites (SSR) têm proporcionado resultados mais seguros nas análises de parentesco, de forma a auxiliar os cálculos de estimativas do fluxo gênico e curvas de dispersão de pólen no ambiente. Este trabalho teve como objetivo investigar por meio de marcadores SSR a taxa do fluxo gênico e a distância máxima alcançada pelo pólen em uma área de mamoeiro.
Thesagro: Carica Papaya
Marcador Molecular
Mamão
Pólen
Reprodução Vegetal.
Year: 2011-01-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID27153pdf1335.pdf39,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace