Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873197
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LOCATELLI, M.
VIEIRA, A. H.
MARCOLAN, A. L.
COSTA, A. B. da
AUZIER NETO, J.
MARCANTE, P. H.
PEQUENO, P. L. de L.
Additional Information: MARILIA LOCATELLI, CPAF-RO; ABADIO HERMES VIEIRA, CPAF-RO; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; Alan Bentes da Costa, Graduando, UNIR; Jessé Auzier Neto, Pós-Graduando, UNIR; PAULO HUMBERTO MARCANTE, CPAF-RO; Petrus Luiz de Luna Pequeno, UNIR.
Title: Caracterização Biofísica de Sistemas Agroflorestais em Vale do Anari, Rondônia, Brasil.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil. Teresina: Embrapa Meio-Norete: Universidade Federal do Piauí, 2010. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Consorciação de espécies
Sistemas Agroflorestais.
Description: Os sistemas agroflorestais representam uma saída promissora para os pequenos agricultores da Amazônia, pois permite retornos econômicos e possibilita uma conservação maior dos solos, rios e florestas da região. Este tipo de uso do solo se constitui em um conjunto de tecnologias e sistemas de uso da terra onde espécies lenhosas perenes (árvores, arbustos, palmeiras), são cultivadas deliberadamente numa mesma área com culturas agrícolas e/ou animais, dentro de um arranjo espacial ou uma seqüência temporal. Esse estudo objetivou realizar a caracterização biofísica de cinco sistemas agroflorestais no município de Vale do Anari, Rondônia, Brasil. Foram estudados cinco sistemas onde foi avaliada altura total, diâmetro a altura do peito (DAP) das árvores, bem como características químicas e físicas do solo da área. Os dados denotam existência de espécies florestais de valor comercial tais como bandarra ou paricá, seringueira, freijó, cedro, ipê, parapará, teca e garrote. As análises dos solos mostram diferenças na fertilidade e propriedades físicas. Os resultados apontam que as áreas com melhor desempenho do ponto de vista químico são as que estão em Argissolo Vermelho Amarelo. Foi possível constatar que existe sinal de compactação do solo nas áreas com Latossolo Amarelo mas não nas de Argissolo Vermelho Amarelo.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2011-01-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
caracterizacao.pdf80,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace