Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873747
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LUQUINE, L. S.
RITZINGER, R.
RITZINGER, C. H. S. P.
SANTOS, J. F. dos
VIEIRA, R. S.
CRUZ, E. S. da
LEDO, C. A. da S.
Additional Information: Liliane Santana Luquine, UFRB; ROGERIO RITZINGER, CNPMF; CECILIA HELENA S PRATA RITZINGER, CNPMF; Juliana Fernandes dos Santos, UFRB; Rosiane Silva Vieira, UFRB; Elaine Silva da Cruz, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Title: Atributos químicos do solo cultivado com genótipos de aceroleira em sistema orgânico.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 2345
Keywords: Sistema orgânico.
Description: O Brasil se destaca como o primeiro produtor mundial de acerola, sendo a região Nordeste responsável por 60% da produção nacional. O interesse pela espécie é devido à produção de frutos comestíveis com altos teores de vitamina C. A fertilização é uma prática essencial, uma vez que a aceroleira apresenta elevada demanda de nutrientes em função das várias safras anuais. Além disso, deve-se considerar que a maioria dos pomares de acerola no Brasil estão implantados em solos de baixa fertilidade natural, especialmente em relação a fósforo (Magalhães e Gomes, 2003). O interesse na utilização de resíduos agrícolas, como a torta de mamona, urina de vaca e manipueira entre outros, tem aumentado consideravelmente, não somente pela questão ambiental, mas também pela busca de alternativas que possam favorecer a sustentabilidade do agroecossistema. Estratégias de manejo não químicas, como a utilização de resíduos orgânicos e agro-industriais se bem manejadas possuem potencial para agir como fertilizantes e/ou como biocidas (Ritzinger e Fancelli, 2006). Segundo Zuchi et al. (2007), a torta de mamona também pode ser utilizada como melhorador dos atributos do solo, especialmente os químicos no que tange o suprimento de N, cuja liberação não é tão rápida quanto os fertilizantes químicos nem tão lenta quanto o esterco animal. Neste trabalho objetivou-se avaliar o efeito de resíduos orgânicos na melhoria das características físicas e químicas do solo em diferentes genótipos de aceroleira.
Thesagro: Acerola
Genótipo
Solo
Variedade.
Data Created: 2011-01-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID27230pdf2345.pdf23,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace