Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873754
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LUQUINE, L. S.
RITZINGER, R.
RITZINGER, C. H. S. P.
VIEIRA, R. S.
SANTOS, J. F. dos
CRUZ, E. S. da
Additional Information: Liliane Santana Luquine, UFRB; ROGERIO RITZINGER, CNPMF; CECILIA HELENA S PRATA RITZINGER, CNPMF; Rosiane Silva Vieira, UFRB; Juliana Fernandes dos Santos, UFRB; Elaine Silva da Cruz, UFRB.
Title: Comportamento da população de nematóides em aceroleira cultivada no sistema orgânico.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 2351
Keywords: Meloidogyne spp.
Description: A cultura da aceroleira apresenta alguns problemas fitossanitários que podem afetar a produtividade, dentre eles os causados por fitonematóides. Segundo Ponte et al. (1976), diversos gêneros de fitonematóides podem afetar a rizosfera da aceroleira, entretanto somente os causadores de galhas (Meloidogyne spp.) e o nematóide reniforme (Rotylenchulus reniformis) têm sido observados com maior freqüência, sendo as espécies formadoras de galhas consideradas as de maior importância econômica (Costa & Ritzinger, 2003). A diagnose é realizada por meio de análise do solo e raízes. A utilização de resíduos agrícolas (torta de mamona, urina de vaca e manipueira), com ação fertilizante e/ou nematicida, é uma alternativa que favorece a sustentabilidade do agroecossistema. Trabalhos utilizando a torta de mamona relacionam o emprego da mesma com a redução da população de fitonematóides, bem como ao melhor desenvolvimento da planta (Mashela & Nthangeni, 2002; Sampaio et al., 2006). A torta de mamona, além de servir como fonte nitrogenada e de macronutrientes, também tem sido utilizada em testes experimentais como nematicida, conforme relato de Rodríguez-Kàbana (1986) e Ritzinger & McSorley (1998). Neste trabalho objetivou-se avaliar o efeito de resíduos orgânicos no controle de fitonematóides, em solo naturalmente infestado, em diferentes genótipos de aceroleira.
Thesagro: Acerola
Genótipo
Nematóide
Resíduo Orgânico
Rotylenchulus Reniformis
Solo.
Data Created: 2011-01-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID27231pdf2351.pdf28,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace