Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873791
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFARIA, B. M. de
dc.contributor.authorNEVES, T. L. S.
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorELYAS, A. C. W.
dc.contributor.authorMORENZ, M. J. F.
dc.date.accessioned2025-07-02T18:49:27Z-
dc.date.available2025-07-02T18:49:27Z-
dc.date.created2011-01-20
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873791-
dc.description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da luminosidade e da adubação nitrogenada sobre o perfilhamento em cultivares de B. brizantha, Marandu e Xaraés. Foram estudadas as cultivaresC, submetidas a três níveis de sombreamento artificial-SA (0, 30 e 50%) e quatro doses de nitrogênio-N (0, 50, 100 e 150 mg/dm3 de solo), utilizado-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial. Foram observadas as interações C x SA e SA x N. Estudando a C em cada nível de SA, foi observada diferença entre cultivares apenas para as plantas a sol pleno, onde a Marandu apresentou maior número de perfilhos. Avaliando-se o SA dentro de C, verificaram-se diferenças entre os níveis de SA em ambas as C, havendo decréscimo do número de perfilhos com a redução da incidência luminosa. No estudo da interação SA x N, avaliando-se os níveis de SA, observou-se diferença apenas para as doses 50, 100 e 150 mg de N. A ausência de diferenças entre os níveis de sombra sob a ausência de adubação nitrogenada demonstra a interação dos fatores de crescimento. No estudo das doses de N, dentro de cada nível de SA, foi observada resposta linear positiva para o número de perfilhos nas plantas a sol pleno, e resposta quadrática para o perfilhamento nos níveis 30 e 50% de sombra. Estes resultados demonstram que o sombreamento limitou a resposta das plantas ao N aplicado e realçou a importância da luz no surgimento de novos perfilhos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectInterceptação luminosa
dc.subjectPerfilhos
dc.titleInfluência da intensidade luminosa e da adubação nitrogenada sobre o perfilhamento em cultivares de Brachiaria brizantha, Marandu e Xaraés.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGramínea Tropical
dc.format.extent23 p.
riaa.ainfo.id873791
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-02
dc.contributor.institutionBRUNA MOSCAT DE FARIA, UFRRJ; CAPES; TATIANA LACHOWSKI SILVA NEVES, UFRRJ; CAPES; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; ANA CRISTINA WYLLIE ELYAS, UFRRJ; MIRTON JOSE FROTA MORENZ, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Influencia-da-intensidade-luminosa-e-da-adubacao-nitrogenada.pdf62,93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace