Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873814
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GUIMARÃES, M. J. M.
COELHO FILHO, M. A.
OLIVEIRA, V. V. M. de
OLIVEIRA, J. M.
GOMES JUNIOR, F. de A.
FERNANDES FILHO, J. S.
Additional Information: Miguel Julio Machado Guimarães, UFRB; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; Victor Vinícius Machado de Oliveira, UFRB; Jadson Miranda Oliveira, UFRB; Francisco de Assis Gomes Junior, UFRB; Jonatas Silva Fernandes Filho, UFRB.
Title: Avaliação de métodos diretos e indiretos para a determinação da superfície foliar de plantas de lima ácida ' Tahiti ' com tamanhos e idades diferentes.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 2373
Keywords: Citrus latifólia Tan.
Description: A determinação da área foliar (AF) de um cultivo qualquer é fundamental na modelagem de fixação de carboidratos, nos diferentes métodos de estimativa das necessidades de irrigação, adubação foliar, podas e outros (Coelho Filho et al 2010). Coelho Filho (2005) divide os métodos de determinação da área foliar (AF) em diretos e indiretos.Os métodos diretos estão relacionados às medidas tomadas diretamente na planta, sendo muito importante para qualidade da medida uma amostragem representativa, que será maior ou menor em função do tamanho e tipo da cultura. Os métodos diretos são geralmente muito laboriosos, assim, aumentando progressivamente, o tempo de dedicação da análise devido à complexidade do dossel e da conformação do plantio. Várias dificuldades ocorrem nessa determinação em espécies arbóreas, uma delas é o porte da árvore e o número de folhas de plantas adultas. Dentre os muitos métodos indiretos, existem os que se baseiam em medidas de radiação solar, apresentando a vantagem de não serem destrutivos,utilizando apenas a informação da fração de radiação transmitida que não sofreu atenuação pela estrutura do dossel vegetativo.Coelho Filho et al (2010) apresentou uma metodologia simplificada para a determinação de AF em plantas isoladas, utilizando um simples Luxímetro digital de baixo custo, avaliada com bom desempenho para árvores de lima ácida. O objetivo deste trabalho foi determinar as superfícies foliares totais de plantas de lima ácida 'Tahit' (Citrus latifólia Tan), com tamanhos e idades diferentes, utilizando métodos diretos e indiretos, com intuito de avaliar qual método se apresenta mais significativo.
Thesagro: Adubação
Fruta Cítrica
Irrigação.
Data Created: 2011-01-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
id27238pdf2373.pdf35,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace