Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874005
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCALDERANO FILHO, B.
dc.contributor.authorGUERRA, A. J. T.
dc.contributor.authorPALMIERI, F.
dc.contributor.authorARGENTO, M. S. F.
dc.contributor.authorCORREIA, J. R.
dc.contributor.authorRAMALHO FILHO, A.
dc.date.accessioned2018-03-29T00:34:40Z-
dc.date.available2018-03-29T00:34:40Z-
dc.date.created2011-01-24
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationCadernos de Ciência & Tecnologia, v. 24, n. 1/3, p. 39-75, jan./dez. 2007.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874005-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi gerar subsídios para o planejamento agrícola de pequenas propriedades rurais inseridas em paisagens rurais montanhosas da Serra dos Órgãos, ocupada com agricultura familiar. Apoiado em técnicas de geoprocessamento e SIGs, o trabalho demonstra os procedimentos adotados para a avaliação da aptidão agroecológica das terras por unidade ambiental, enfatizando limitações e potencialidades com base nas ofertas e restrições ambientais apresentadas em cada unidade delimitada. Os procedimentos utilizados envolveram a geração de banco de dados digital no SIG e a geração de dados básicos no campo, através de mapeamentos temáticos do meio físico, que foram associados a informações socioeconômicas, de pluviosidade e de áreas protegidas por legislação específica ou reservas existentes, constituindo assim um conjunto de informações agrossocioambientais em meio digital, o que possibilitou a delimitação de unidades ambientais e a geração de mapas interpretativos úteis ao planejamento. Em cada uma das unidades defi nidas, foi associado um conjunto de indicações relativas às suas limitações e potencialidades, fragilidades e riscos. O modelo de aptidão agroecológica considerado é feito por unidades ambientais delimitadas, e envolve a indicação de uso, manejo e sugestão de alternativas sustentáveis de utilização, visando reduzir os efeitos negativos sobre o meio ambiente e incrementar a qualidade ambiental. Conclui-se que a metodologia apresentou- se adequada ao planejamento agroambiental de áreas com relevo movimentado, pois onde foi identifi cada a ocorrência de compartimentos mais frágeis e problemáticos, em função dos solos, declividade, maior suscetibilidade aos processos erosivos e maior grau de fragilidade ambiental, estes se encaixaram nas classes de aptidão inapta, restrita, preservação ambiental ou recomposição de matas.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectUnidades ambientais
dc.subjectLegislação ambiental
dc.subjectPlanejamento agroambiental
dc.subjectGeoprocessamento
dc.subjectPlanejamento de uso da terra
dc.titleAptidão agroecológica de terras: proposta de avaliação em paisagens rurais montanhosas ocupadas por pequenos agricultores na Serra do Mar.
dc.typeArtigo de periódico
dc.date.updated2018-03-29T00:34:40Zpt_BR
riaa.ainfo.id874005
riaa.ainfo.lastupdate2018-03-28
dc.contributor.institutionBRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; ANTONIO JOSÉ TEIXEIRA GUERRA, UFRJ; FRANCESCO PALMIERI, CNPS; MAURO SÉRGIO FERNANDES ARGENTO, UFRJ; JOAO ROBERTO CORREIA, CPAC; ANTÔNIO RAMALHO FILHO, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CalderanoFilhoetal2007Aptidaoagroecologica.pdf831.47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace