Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874134
Título: Comportamento de mamoeiro dos grupos solo e formosa ante a presença de Asperisporium caricae Speg Maubl agente causal da pinta preta.
Autoria: SANTOS FILHO, H. P.
OLIVEIRA, A. A. R.
SANCHES, N. F.
CRUZ, J. L.
LOPES, F. F.
ANDRADE, P. R.
LEDO, C. A. da S.
SILVA, J. S da
Afiliação: HERMES PEIXOTO SANTOS FILHO, CNPMF; ANTONIO ALBERTO ROCHA OLIVEIRA, CNPMF; NILTON FRITZONS SANCHES, CNPMF; JAILSON LOPES CRUZ, CNPMF; Flavia Fernandes Lopes, ADAB; Paulo Roberto Lopes, ADAB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; Josivania Silveira da Silva, UFRB.
Ano de publicação: 2010
Referência: In:CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Conteúdo: As variedades de mamoeiro são classificadas em dois grupos: Solo e Formosa. O grupo Solo, no qual se encontra a maioria das cultivares utilizadas no mundo, caracteriza-se pela precocidade na produção, frutos periformes ou arredondados, de tamanho pequeno e peso variando de 300 a 650 g, polpa laranja-avermelhada e de excelente sabor, indicada para consumo in natura. As cultivares desse grupo são geneticamente uniformes, consistindo de linhagens puras fixadas por sucessivas gerações de autofecundação. São amplamente utilizadas no mundo, havendo no Brasil o predomínio de duas cultivares: Sunrise Solo e Golden. O grupo Formosa é composto por mamoeiros híbridos de origem chinesa e brasileira com polpa avermelhada e tamanho médio (1000 a 1300 g). Esse grupo compreende, principalmente, híbridos F1. Os mais conhecidos são 'Tainung nº1', 'Tainung nº 2' e o híbrido Caliman 01, conhecido popularmente como 'Calimosa'. Os materiais desse grupo vêm conquistando espaço tanto no mercado interno quanto externo, onde se percebe um forte crescimento nas vendas, principalmente para a Europa, Canadá e Estados Unidos. Devido à conformação da copa, tamanho de frutos e outras características que diferenciam as plantas dos dois grupos recomenda-se utilizar os espaçamentos de 3,00 m x 2,00 m a 3,00 m x 2,50 m para variedades do grupo Solo e a adoção do espaçamento 4,0 m x 2,0 m para variedades do grupo Formosa. Com referência ao comportamento das plantas do grupo Solo ou do grupo Formosa ante a presença do fungo A. caricae, agente causal da Pinta Preta, ainda não existe um estudo comparativo entre eles, sendo portanto o objetivo deste trabalho.
Thesagro: Carica Papaya
Fungo
Mamão
Variedade
NAL Thesaurus: Asperisporium caricae
Notas: pdf 2461
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
id27273pdf2461.pdf24,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace