Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874170
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, M. R. da
COSTA, F. H. da S.
SILVA, S. de O. e
LINO, L. S. M.
PIO, L. A. S.
SANTOS JUNIOR, A. M. P. dos
SANTOS-SEREJO, J. A. dos.
Additional Information: Manuela Ramos da Silva, UFRB; Frederico Henrique da Silva Costa, UFLA; Sebastião de Oliveira e Silva, CNPMF; Lucymeire Souza Morais Lino, UEFS; Leila Aparecida Salles Pio, UFLA; Antonio Mauth Pinheiro dos Santos Junior, UFRB; JANAY ALMEIDA DOS SANTOS SEREJO, CNPMF.
Title: Adequação da técnica de massa específica na diferenciação de diplóides e poliplóides de Musa acuminata Cola.
Publisher: In:CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Language: pt_BR
Notes: pdf 2521
Keywords: Musa acuminata Cola.
Description: A duplicação cromossômica de diplóides, com a produção de autotetraplóides, é uma técnica que vem sendo usada no melhoramento genético de bananeira para obtenção de triplóides secundários. Mediante cruzamento desses tetraplóides com diplóides melhorados (Silva et al., 2005). Desta forma é possível, produzir híbridos com boas características agronômicas e resistentes a pragas que podem ser recomendados como novas cultivares (Bakry et al., 2007).Vários são os fatores que podem determinar o sucesso da poliploidização em bananeira, dentre eles destaca-se o uso de técnicas práticas e seguras para identificação dos poliplóides putativos. Dentre essas, são usadas a citometria de fluxo, estudo da estrutura de estômatos e contagem de cromossomos (Ganga & Chezhiyan, 2002; Bakry et al., 2007; Dolezel, 2007).A pré-seleção de indivíduos tratados com antimitótico é uma prática, que se observou necessária para redução do número de indivíduos que necessitam ter a ploidia confirmada por citometria ou outros métodos. A pré-seleção é feita na fase de aclimatização e baseia-se em características morfológicas e ou estruturais, como espessura das folhas, uma vez que, os tetraplóides normalmente são plantas vigoras e com folhas mais espessas. Plantas com folhas mais espessas podem ser identificadas por pessoas treinadas por meio do tato. A espessura foliar pode ser medida por vários métodos e de forma indireta, com base na massa de discos foliares.O trabalho teve por objetivo estimar a espessura foliar, com base no peso de discos foliares de genótipos com diferentes ploidias.
Thesagro: Hibrido
Genótipo
Melhoramento Genético Vegetal.
Data Created: 2011-01-24
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
id27281pdf2521.pdf24,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace