Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874272
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, P. H. da
FERREIRA, C. F.
VILARINHOS, A. D.
AMORIM, E. P.
ANA YAMAGUISHI CIAMPI
MILLER, R. N. G.
SOUZA JUNIOR, M. T.
Additional Information: PAULO HENRIQUE DA SILVA, UFRB; CLAUDIA FORTES FERREIRA, CNPMF; ALBERTO DUARTE VILARINHOS, CNPMF; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF; ROBERT NEIL GERARD MILLER, PUC, DF; MANOEL TEIXEIRA SOUZA JUNIOR, CNPAE.
Title: Validação de marcadores moleculares do tipo microssatélites em bananeira.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...] Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Notes: PDF. 033.
Keywords: Musa spp.
Primers
PCR
Description: A banana é um dos produtos alimentares mais produzidos no mundo atualmente, com mais de 130 países produtores. Torna-se muito importante pois é grande geradora de fonte e renda empregando milhões de pessoas em todo o território nacional, principalmente no Nordeste do pais, onde a maioria dos produtores são de baixa renda. Dentre os fatores limitantes da cultura está o cultivo de variedades pouco resistentes a pragas e doenças; e uma estratégia para a solução deste problema é a do programa de melhoramento na busca de variedades mais produtivas e resistentes. Sendo assim os marcadores moleculares torna-se uma ferramenta acessória aos programas de melhoramento. Dentre os marcadores moleculares mais utilizados nos estudos genéticos em bananeira, os marcadores microssatélites, destacam-se por serem altamente informativos, multialélicos e por apresentarem alta reprodutibilidade. Este trabalho objetivou a validação de marcadores moleculares microssatélites EST e BAC ? SSRs para auxílio ao programa de mapeamento genético da bananeira, em diplóides de bananeira contrastantes para resistência a Sigatoka amarela e negra.
Data Created: 2011-01-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
033PauloClaudiaok.pdf19,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace