Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874389
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LARISSA SANTOS OLIVEIRA
PEREIRA, V. M.
COSTA, J. L.
FERREIRA, C. F.
SILVA, S. de O. e
AMORIM, E. P.
Additional Information: OLIVEIRA, L. S., UFRB; VALQUIRIA MARTINS PEREIRA, UFRB; JULIANA LELES COSTA, UFRB; CLAUDIA FORTES FERREIRA, CNPMF; SEBASTIÃO DE OLIVEIRA E SILVA, CNPQ; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF.
Title: Variabilidade genética estimada entre cultivares de bananeira por meio de marcadores microssatélites.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...] Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultural. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Notes: PDF. 047.
Keywords: Cultivares
Divergência Genética
Marcadores Moleculares
Description: O Brasil é o quarto produtor mundial de banana, tendo produzido 7,0 milhões de toneladas em 2008, em uma área aproximada de 500 mil hectares. A falta de variedades comerciais de banana que sejam produtivas, com porte adequado e resistentes às principais pragas, constituem-se em fatores limitantes da cultura, sendo uma estratégia para a solução deste problema o desenvolvimento de cultivares mediante programas de melhoramento genético. As cultivares mais difundidas no Brasil são Maçã, Prata, Pacovan, Prata-Anã, Mysore, Terra e D?Angola, pertencentes ao grupo genômico AAB, e Nanica, Nanicão e Grand Naine, do subgrupo Cavendish, utilizadas principalmente para exportação. A caracterização agronômica e a estimativa da variabilidade genética disponível para o melhoramento são informações úteis, tanto na escolha de genitores para cruzamentos entre genótipos divergentes quanto para explorar a heterose. Vários marcadores moleculares, em especial microssatélites têm sido amplamente utilizados na estimativa da variabilidade genética, na escolha de genitores e em estudos ?logenéticos em bananeira. O objetivo deste trabalho foi estimar a variabilidade genética entre 21 cultivares comerciais de bananeira, por meio de marcadores moleculares microssatélites.
Data Created: 2011-01-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
047LarissaEdsonok.pdf18,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace