Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874635
Título: Massa de forragem de clones de capim-elefante de porte baixo sob estratégias de manejo.
Autoria: GOMIDE, C. A. de M.
COSTA, I. de A.
OLIVEIRA, A. M. S. de
GAMA, C. de S.
CAMPANA, L. L.
PACIULLO, D. S. C.
LEDO, F. J. da S.
Afiliação: CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; IGOR DE ALMEIDA COSTA, CNPq; ALINE MYSTICA SILVA DE OLIVEIRA, CNPq; DANIELLY DE SOUZA GAMA, CNPq; LUDMILA LACERDA CAMPANA, CNPq; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
Páginas: 3 p.
Conteúdo: Um ensaio foi desenvolvido em parcelas de 5 X 4 m, segundo esquema fatorial 2 X 2 X 3, para avaliar a produção de forragem de dois clones de capim-elefante anão, um verde e um roxo, duas alturas de resíduo, 25 e 45 cm, e três freqüências de corte baseadas na interceptação luminosa (IL) de 90, 95 e 100%. O delineamento foi o de blocos casualizados com três repetições. As avaliações se estenderam de outubro de 2008 a março de 2009. As características avaliadas foram: massa verde por corte, massa de folhas por corte e total, número de cortes e massa de folhas residuais. Maior massa de forragem verde e de folha por corte foi observada para o clone roxo em relação ao clone verde, e na altura de resíduo de 25 cm em relação à de 45 cm. Também maiores valores foram observados com o aumento da IL ao corte. Contudo, maior número de cortes, ao longo da estação, foi obtido no clone verde (8,1 x 4,3), assim como sob IL de 90% em relação a 95% e 100% (7,9 x 5,3 x 4,4, respectivamente). Com isso, a massa de folha colhida ao longo da estação chuvosa foi maior para o clone verde (17,4 x 15,5 t/ha) e sob o manejo baseado no corte realizado com 90% de IL (17,5 t/ha) em relação ao realizado com 95% (16,6 t/ha) e 100 % (15,1t/ha) de IL. Maiores valores de massa de folhas residuais foram observadas no clone verde, como também para o resíduo de 45 cm.
Palavras-chave: Altura de resíduo
Interceptação luminosa
Massa de folhas
Massa de forragem verde
Número de cortes
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Massa-de-forragem-de-clones-de-capim-elefante.pdf106,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace