Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKOPP, M. M.
dc.contributor.authorLEDO, F. J. da S.
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorAZEVEDO, A. L. S.
dc.contributor.authorPAULA, C. M. P. de
dc.date.accessioned2024-04-25T20:53:37Z-
dc.date.available2024-04-25T20:53:37Z-
dc.date.created2011-01-27
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/874794-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar a import‚ncia relativa de caracteres morfolÛgicos (descritores) para a estimativa da dist‚ncia genÈtica entre genÛtipos de capim-elefante (Pennisetum purpureum). O experimento foi conduzido na Embrapa Gado de Leite onde foram avaliados 17 descritores morfolÛgicos de natureza quantitativa em 99 genÛtipos (acessos do Banco Ativo de Germoplasma). Utilizaram-se as an·lises multivariadas: dist‚ncia de Mahalanobis, como medida de dissimilaridade, tÈcnica de agrupamento de Tocher, an·lise de vari·veis canÙnicas com avaliaÁ„o da import‚ncia relativa de caracteres e correlaÁ„o entre matrizes (Mantel test). Inicialmente foram formados 18 grupos de maior heterogeneidade, e as vari·veis de menor import‚ncia relativa foram: di‚metro do colmo; larguras da l‚mina do meio da folha mediana adulta, da l‚mina da base da folha mediana adulta, da folha-bandeira; comprimentos da arista, da espigueta e da folha mediana adulta. ApÛs a retirada da vari·vel de menor contribuiÁ„o, foram obtidos 19 grupos com diferente distribuiÁ„o da obtida anteriormente. Nenhum descritor pode ser descartado, pois um novo agrupamento (n˙mero de grupos e posiÁ„o dos genÛtipos) È identificado apÛs a remoÁ„o dos caracteres de menor contribuiÁ„o para a dissimilaridade genÈtica dos acessos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAnálise multivariada
dc.subjectVariabilidade genética
dc.titleImportância de caracteres na estimativa da dissimilaridade genética de capim-elefante.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPennisetum Purpureum
dc.format.extent23 p.
riaa.ainfo.id874794
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-25
dc.contributor.institutionMAURICIO MARINI KOPP, CPPSUL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; ANA LUISA SOUSA AZEVEDO, CNPGL; CRISTINA MARIA PINTO DE PAULA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Importancia-de-caracteres-na-estimativa-da-dissimilaridade-genetica.pdf178.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace