Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875109
Título: Atividade acaricida in vitro dos extratos metanólicos de Agave sisalana e Fucraea selloa frente à Rhipicephalus (Boophilus) microplus.
Autor: MACEDO, A. L.
PRATA, M. C. de A.
PIMENTA, D. S.
CHEDIER, L. M.
PIRES, M. de F. A.
FURLONG, J.
Afiliación: ARTHUR LADEIRA MACEDO, UFJF; MARCIA CRISTINA DE AZEVEDO PRATA, CNPGL; DANIEL SALES PIMENTA, UFJF; LUCIANA MOREIRA CHEDIER, UFJF; MARIA DE FATIMA AVILA PIRES, CNPGL; JOHN FURLONG, CNPGL.
Año: 2010
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
Descripción: Rhipicephalus (Boophilus) microplus é um ectoparasito que ataca principalmente bovinos, prejudicando o desempenho produtivo e econômico. A má utilização de pesticidas químicos tem acelerado o processo de seleção e proliferação de populações resistentes. O uso de plantas surge como alternativa a estes. Para este trabalho foram selecionadas duas espécies de uso popular Agave sisalana e Furcraea selloa, das quais, foram obtidos extratos hexânicos seguidos de metanólicos a partir de suas folhas secas. Os extratos metanólicos foram testados contra carrapato por meio de testes de imersão, em cinco concentrações diferentes (20 a 100%). O extrato de F. selloa, em sua maior concentração (0,2g/mL), determinou redução significativa da postura, enquanto o extrato de A. sisalana não interferiu na postura dos ovos. Não houve influência dos tratamentos sobre o processo de eclosão larval. A eficácia próxima de 70%, obtida com a maior concentração de F. selloa, sugere a intensificação de estudos sobre o potencial carrapaticida da referida planta, uma vez que a população desafiada apresentou resistência aos principais grupos químicos disponíveis
Thesagro: Carrapaticida
Pita
Sisal
Palabras clave: Etnoveterinária
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Atividade-acaricida-in-vitro-dos-extratos-metanolicos-de-Agave-sisalana-e-Furcraea-selloa.pdf494.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace