Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875230
Título: Dieta artificial para criação de Cosmopolites sordidus (Germ.)(Col.: Curculionidae) visando a programas de manejo integrado da praga.
Autoria: BRITO, F. de J. P.
FANCELLI, M.
CONCEIÇÃO, J. S.
Afiliação: Fabrício de Jesus Pimentel Brito, CEC; MARILENE FANCELLI, CNPMF; Josiele Silva Conceição, CEC.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...]. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Conteúdo: A broca-do-rizoma, Cosmopolites sordidus (Germ.), é considerada a mais severa praga da bananeira, em razão dos prejuízos causados às plantas e da sua ampla distribuição geográfica. Essa praga ocorre em todas as regiões brasileiras e seus danos são causados pelas larvas que abrem galerias no rizoma e base do pseudocaule. O ataque dessa praga, além de reduzir o tamanho dos cachos comprometendo até 50 % da produção, provoca enfraquecimento das plantas, aumento na queda das bananeiras e favorece o ataque do mal-do-Panamá. Considerando a variabilidade genética existente nas populações de C. sordidus e suas implicações na seleção e avaliação de técnicas de controle de pragas, o estabelecimento de um programa de criação da broca-do-rizoma em laboratório é fundamental para o alcance de resultados promissores no manejo integrado do inseto. Este trabalho tem como objetivo determinar diferenças biológicas entre populações de C. sordidus provenientes de regiões produtoras de banana no Brasil e selecionar a(s) dieta(s) mais adequada(s) ao desenvolvimento de populações de C. sordidus em laboratório.
Thesagro: Biologia
Banana
Palavras-chave: Broca-do-rizoma
Notas: PDF. 025.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
025fabricioMarileneok.pdf25,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace