Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875850
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MONTEIRO, R. N. F.
SILVA, C. O. da
ANDRADE JUNIOR, A. S. de
Additional Information: RAIMUNDO NONATO FARIAS MONTEIRO, UFPI; CLESCY OLIVEIRA DA SILVA, UFPI; ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR, CPAMN.
Title: Zoneamento de risco climático para o girassol no Estado do Ceará.
Publisher: In: WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO, 3.; CONFERÊNCIA SOBRE RECURSOS HÍDRICOS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, 2., 2010, Fortaleza. Anais... Sobral: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, 2010.
Pages: p. 1304-1310.
Language: pt_BR
Keywords: ISNA.
Description: Objetivou-se identificar as regiões com menor risco climático e a melhor época de semeadura para a cultura do girassol no Estado do Ceará, definindo-se datas de semeadura para o ciclo médio (115 dias), em três tipos de solos: tipo 1(CAD = 30 mm), tipo 2(CAD = 50 mm) e tipo 3(CAD = 75 mm), visando à obtenção de maiores rendimentos agrícolas. Utilizou os softwares Sarrazon, para o cálculo de ISNA e o SPRING 4.0, para analise dos dados, gerando mapas e tabelas. O período de semeadura indicada ao cultivo de girassol foi de 05/11 a 15/03. O total de municípios aptos para o cultivo de girassol foram de 126 para solo tipo 3, uma vez que apresentam maior capacidade de armazenamento de água em comparação aos solos do tipo 2 e 1, pois em termos granulométricos possuem teores de argila superiores a 35%. Para os municípios situados ao norte, é recomendado que o cultivo ocorra preferencialmente, de 25/12 a 15/02, uma vez que o período chuvoso nessa região se estende durante os meses de abril a maio, coincidindo com a fase critica da cultura.
Thesagro: Girassol
Semeadura.
Data Created: 2011-02-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO194.pdf287,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace