Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876076
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CASALI, Â. V.
MEURER, E. J.
MELO, G. W. B. de
BRUNETTO, G.
ADAMS, M.
BASSO, A.
Additional Information: ÂNGELA VALÉRIA CASALI, UFRGS; EGON JOSÉ MEURER, UFRGS; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; GUSTAVO BRUNETTO, UFSC; MARCIUS ADAMS, UCS; ALEX BASSO, UERGS.
Title: Produção, estado nutricional e composição do mosto em videiras submetidas à adubação orgânica.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2010.
Pages: Não paginada.
Language: pt_BR
Keywords: Niágara Rosada
Componente de rendimento
Uvas do Brasil
Description: A aplicação de composto orgânico em videira pode alterar a disponibilidade de nutrientes no solo, refletindo no estado nutricional, na produção e na composição dos frutos. Este trabalho objetivou avaliar a produção, o estado nutricional e a composição do mosto de uvas de videiras submetidas à aplicação de doses de composto orgânico. O experimento foi conduzido em um vinhedo experimental da cultivar Niágara Rosada, em sistema orgânico, na Embrapa Uva e Vinho, Bento Gonçalves, RS. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com três repetições, os tratamentos consistiram nas doses 0, 9, 18, 36 e 72 m3 ha-1 de composto orgânico. As avaliações foram realizadas nas safras 2008/2009 e 2009/2010. Na safra 2008/2009, as videiras não foram produtivas devido à severidade de doenças fúngicas. Para a safra 2009/2010, no estádio de mudança da cor das bagas, foram coletadas folhas e determinado os totais de N, P, K, Ca e Mg. Na maturação, a uva foi colhida e avaliada a produção por planta, por hectare, o comprimento e a largura de cachos, largura das bagas, e o peso de 100 bagas. Partes das bagas foram amassadas, e no mosto, determinados os sólidos solúveis totais, o pH, a acidez total, o ácido tartárico, o ácido málico. A aplicação de composto orgânico não afetou a produção de uva, os componentes de rendimento e a composição do mosto. Aumentaram os teores de N e P nas folhas inteiras e diminuíram os teores de Ca e Mg.
Thesagro: Viticultura
Uva
Nutrição vegetal
Adubação
Composição química
Composto orgânico
Estado Nutricional
Mosto
Data Created: 2011-02-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Casaliproducao.pdf43,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace