Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876104
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, A. R. D. L.
MEDEIROS, S. R. de
LANNA, D. P. D.
FALCHI FILHO, D.
SILVA, R. A.
MARTELO, L. L.
OLIVEIRA, J. C. P.
ARAÚJO, J. G. F. P.
Additional Information: Doutoranda da ESALQ/USP, bolsista da Fapesp; SERGIO RAPOSO DE MEDEIROS, CNPGC; Professor da Esalq/USP; Acadêmico de Zootecnia da UFMS, estagiário da Embrapa Gado de Corte.; Acadêmico de Zootecnia da UFMS, estagiário da Embrapa Gado de Corte.; Acadêmico de Zootecnia da Udesc, estagiário da Embrapa Gado de Corte.; Acadêmico de Zootecnia da UCDB; Acadêmico de Zootecnia da UCDB, estagiário da Embrapa Gado de Corte.
Title: Consumo alimentar residual como índice de eficiência alimentar e suas implicações na qualidade de carne de novilhos Nelore.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE CORTE,5., 2009, Campo Grande, MS. [Anais da ...]. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Pages: 1 p.
Language: pt_BR
Keywords: Bovino de corte
Qualidade da carne.
Description: A eficiência alimentar caracteriza-se como uma medida bruta obtida através da razão entre o consumo e o ganho de peso. Por ser correlacionada com peso vivo, pode apresentar limitações de utilização como parâmetro de identificação de animais eficientes por promover aumento no tamanho adulto do rebanho. Um índice alternativo de eficiência que não levaria este aumento é o Consumo Alimentar Residual (CAR). Porém, há indícios que este índice esteja associado a mudanças na composição corporal, onde os animais mais eficientes tendem a apresentar carcaças com menor espessura de gordura de acabamento e intramuscular. Este ensaio é parte do projeto ?Estratégias genéticas para melhoria da eficiência de produção e qualidade de carne bovina no Brasil? (Sistema Embrapa de Gestão - Macroprograma 1), no qual em três anos serão avaliados geneticamente 800 novilhos, filhos de 30 touros selecionados do sumário Nacional de Touros da raça Nelore. O objetivo desta proposta será avaliar, em dois anos, as relações entre CAR, características de carcaça e qualidade de carne de 300 novilhos Nelore. Em cada ano serão confinados 150 novilhos castrados, com 18 meses de idade. A dieta irá conter 14,7% de proteína bruta e 74,1% de nutrientes digestíveis totais. Serão avaliados consumo, ganho de peso, CAR, características de carcaça, qualidade de carne e as respectivas correlações fenotípicas. Todas as mensurações de desempenho animal e de qualidade de carne serão avaliadas mediante análise de variância. As médias obtidas nas classes de CAR (alto, médio ou baixo) serão comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os coeficientes de correlação entre as variáveis serão obtidos através do procedimento CORR do SAS (2002). Espera-se que o CAR possa ser utilizado como ferramenta para permitir a seleção de animais eficientes sem comprometer a qualidade da carne.
Thesagro: Nutrição Animal.
Data Created: 2011-02-08
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONSUMOALIMENTARRESIDUALCOMOINDICEDEEFICIENCIAALIMENTARE.pdf29,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace