Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, P. P. A.
dc.contributor.authorLEDO, F. J. da S.
dc.contributor.authorWOLSCHICK, N. H.
dc.date.accessioned2024-04-25T19:14:40Z-
dc.date.available2024-04-25T19:14:40Z-
dc.date.created2011-02-08
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/876318-
dc.descriptionA alfafa é um execelente recurso forrageiro devido ao alto potencial de produção de forragem, ao alto valor nutritivo e à baixa sazonalidade em condições irrigadas e essa forragem pode ser uma boa opção porque reduz os custos com alimentos concentrados e fertilizantes nitrogenados. Entretanto problemas com a persistência do alfafal são freqüentemente relatados como uma limitação dessa forrageira. O objetivo desse experimento foi avaliar a resposta de cinco cultivares de alfafa sob irrigação durante o terceiro e quarto anos após o estabelecimento da cultura. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com cinco cultivares (Embrapa-CNPGL, Itapuã, Monarca, Nativa e Victoria). A fertilidade do solo foi corrigida após amostragem e análise do solo de acordo com os requerimentos nutricionais da cultura. As cultivares crioulas CNPGL, Itapuã e Nativa foram as mais persistentes em termos de produção e capacidade de rebrota, a cultivar argentina Monarca apresentou resultados intermediários no terceiro ano e semelhante às Crioulas no quarto ano, sendo todas recomendadas para cultivo na Região Sudeste. Futuros programas de melhoramento de alfafa devem contemplar a seleção de materias com maior proporção de folhas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCultivares
dc.titleDesempenho de cultivares de alfafa (medicago sativa L.) na região Sudeste do Brasil durante o terceiro e quarto anos após o estabelecimento.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMelhoramento
dc.subject.thesagroProdutividade
dc.format.extent23 p.
riaa.ainfo.id876318
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-25
dc.contributor.institutionPATRICIA PERONDI ANCHAO OLIVEIRA, CPPSE; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; NEURO HILTON WOLSCHICK, FACULDADE DE ITAPIRANGA - SC.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desempenho-de-cultivares-de-alfafa-na-regiao-Sudeste-do-Brasil.pdf167.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace