Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877259
Title: Parâmetros genéticos de características biométricas testiculares e qualidade seminal de tourso jovens nelore.
Authors: VIU, M. A. DE O.
LOPES, D. T.
MAGNABOSCO, C. de U.
FARIA, C. U. DE
PIRES, B. C.
MAMEDE, M. M. S.
Affiliation: MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA VIU, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; DYOMAR TOLEDO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; CLAUDIO DE ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; CARINA UBIRAJARA DE FARIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; BRUNO CARLOS PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; MARIANA MARCIA SANTOS MAMEDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Date Issued: 2010
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 20.; FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 6.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 6.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 1.; 2010, Palmas. Sustentabilidade e produção animal: anais. Palmas: UFT, 2010.
Pages: 4 p.
Description: Objetivou-se estimar parâmetros genéticos, utilizando inferência bayesiana, para as características perímetro escrotal (PE), peso testicular médio (PTM) e algumas características associadas à qualidade seminal, visando identificar o melhor critério de seleção para qualidade seminal em touros jovens da raça Nelore. Submeteu-se à avaliação andrológica e aferição da biometria testicular 1.265 touros Nelore com idade média de 21 meses, criados a pasto, nos anos de 2001 a 2007. As estimativas de herdabilidade para PE, PTM e defeitos maiores (DMA), menores (DME) e totais (DT) foram 0,45; 0,32; 0,13; 0,06; e 0,14, respectivamente. As correlações genéticas do PE com PTM, DMA, DME e DT foram 0,82; -0,24; -0,04; e -0,18, respectivamente. As correlações entre PTM com DMA, DME e DT foram -0,56; -0,26; e -0,53, respectivamente. Os resultados permitem concluir que, entre as características biométricas estudadas, as características PE e PTM possuem variância aditiva genética suficiente para serem utilizadas como critério de seleção. As correlações mostraram que o PTM seria a característica mais adequada para seleção, quando o objetivo é obter progresso genético para qualidade seminal de touros da raça Nelore.
Thesagro: Genética Animal
Biometria
Testículo
Gado Nelore
Keywords: Andrologia
Notes: ZOOTEC 2010.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Parametros-testiculares.pdf148.77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace