Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877261
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, M. G. M. F.
dc.contributor.authorDÓREA, J. R. R.
dc.contributor.authorSANTOS, F. A. P.
dc.contributor.authorAZEVEDO, J. A. G. de
dc.contributor.authorPEREIRA, L. G. R.
dc.contributor.authorCABRAL, I. dos S.
dc.date.accessioned2024-04-25T17:53:44Z-
dc.date.available2024-04-25T17:53:44Z-
dc.date.created2011-02-15
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877261-
dc.descriptionO objetivo desse estudo foi avaliar o efeito de diferentes níveis de inclusão de milho sobre a cinética de degradação ruminal in vitro da fibra em detergente neutro (FDN) do capim Marandu. O capim Marandu foi incubado com níveis crescentes de inclusão de milho (0, 15, 25, 35 e 100%) e o desaparecimento da MS e da FDN foi mensurado às 0, 2, 4, 8, 16, 24, 48, 72, 96 e 120 horas de fermentação, através da técnica gravimétrica. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualisado com 5 tratamentos e 3 repetições, e o contraste ortogonal foi aplicado comprando dentro dos níveis e entre níveis vs concentrado, a 5% de probabilidade de erro. A adição de milho ao capim Marandu entre os níveis de 0 a 35% não alterou a fração potencialmente degradável (Bp), indigestível (Ip), lag time (L) e degradabilidade efetiva (DE) da fração fibrosa. As diferenças para estes parâmetros ocorreram apenas entre os níveis de 0 e 100%, que correspondem exclusivamente a volumoso e concentrado, respectivamente. Não houve efeito para a taxa de degradação da fibra à medida que se inclui milho ao capim Marandu. A inclusão de milho ao capim Marandu em até 35% não prejudica a degradabilidade efetiva e os parâmetros da cinética de degradação ruminal da fração fibrosa.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDegradabilidade
dc.subjectFibra em detergente neutro
dc.titleCinética da degradação ruminal in vitro da fração fibrosa do capim Marandu com diferentes níveis de inclusão de milho.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroEnergia
dc.subject.thesagroForrageira Tropical
riaa.ainfo.id877261
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-25
dc.contributor.institutionMURILO GARRETT MOURA FERREIRA SANTOS, UESC; JOÃO RICARDO REBOUÇAS DÓREA, USP/ESALQ; FLÁVIO AUGUSTO PORTELA SANTOS, USP/ESALQ; JOSÉ AUGUSTO GOMES DE AZEVEDO, UESC; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; ÍCARO DOS SANTOS CABRAL, UESC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Cinetica-da-degradacao-ruminal-in-vitro-da-fracao-fibrosa-do-capim-Marandu.pdf115.93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace