Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877589
Title: Consumo de matéria seca, produção e composição de leite de vacas Holandês x Zebu recebendo dietas à base de cana-de-açúcar suplementadas com níveis crescentes de óleo de girassol.
Authors: SOUZA, S. M. de
LOPES, F. C. F.
LEÃO, M. I.
GAMA, M. A. S. da
RENNÓ, L. N.
ERMITA, A. N.
Affiliation: SHIRLEY MOTTA DE SOUZA, UFV; CNPq; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; MARIA IGNEZ LEÃO, UFV; CNPq; MARCO ANTONIO SUNDFELD DA GAMA, CNPGL; LUCIANA NAVAJAS RENNÓ, UNIVIÇOSA; ANGÉLICA NUNES ERMITA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS.
Date Issued: 2010
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
Description: O experimento foi realizado na Embrapa Gado de Leite (Coronel Pacheco, MG), em delineamento Quadrado Latino 4 x 4, objetivando avaliar o consumo, a produção e a composição do leite de 12 vacas Holandês x Zebu recebendo dietas à base de cana-de-açúcar suplementadas com níveis crescentes de óleo de girassol – OG (0; 1,5; 3,0 e 4,5%, com base na matéria seca da dieta). Não houve efeito (P>0,05) dos níveis de inclusão de OG nas dietas sobre o consumo de matéria seca, produção de leite corrigida ou não para 3,5% de gordura, ou teores de proteína e lactose do leite. Porém, houve efeito linear negativo dos níveis de OG sobre os teores de gordura e de sólidos no leite (P<0,01) e sobre a produção de gordura (P<0,03). Foi observado efeito quadrático (P<0,06) dos tratamentos sobre a produção de proteína do leite, com os níveis intermediários de inclusão de OG apresentando os menores valores.
Thesagro: Forrageira Tropical
Óleo Vegetal
Saccharum Officinarum
Keywords: Lipídeos
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Consumo-de-materia-seca.pdf114.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace