Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878159
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMENEZES, D. R.
dc.contributor.authorPEREIRA, L. G. R.
dc.contributor.authorARAUJO, G. G. L. de
dc.contributor.authorSOUSA, L. F.
dc.contributor.authorFERRARI JÚNIOR, W. D.
dc.contributor.authorMAURÍCIO, R. M
dc.date.accessioned2025-03-14T11:28:04Z-
dc.date.available2025-03-14T11:28:04Z-
dc.date.created2011-02-21
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878159-
dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo avaliar a cinética da produção de gases e degradabilidade efetiva in vitro da matéria seca dos farelos de pinhão manso oriundos do tratamento das sementes com hexano e álcool. Os farelos foram pré-secos e triturados em moinho tipo martelo com peneira de 2 mm. A pressão dos gases foi mensurada através de um transdutor de pre: 2,5,6,8,9, 11,12, 14, 17, 20, 24, 28, 34, 48,72 ¢ 96h. A degradabilidade efetiva da matéria seca (DEMS) foi obtida após 48 h de fermentagdo. O tratamento das sementes com hexano proporcionou redugdo nos constituintes da parede celular. O potencial méximo de produção de gases da fração não fibrosa do farelo de pinhao oriundo do tratamento com hexano (FPH) obteve maior valor em comparação ao farelo oriundo do tratamento com #lcool. O FPH apresentou maior taxa de produgdo de gases (0,133 mL/g de MS/h) para os carboidratos não fibrosos (CNF). O tratamento das sementes do pinhdo manso com hexano reduziu o valor de fibra em detergente neutro do farelo, elevou o potencial de produgdo e a taxa de produção de gases dos carboidratos não fibrosos, porém reduziu a degradabilidade efetiva da matéria seca em comparagdo ao tratamento com álcool.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPinhão-manso
dc.subjectBactérias
dc.subjectDegradação
dc.titleInfluência do tratamento químico das sementes na cinética da produção de gases in vitro do farelo de pinhão manso.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMatéria Seca
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroBiocombustível
riaa.ainfo.id878159
riaa.ainfo.lastupdate2025-03-14
dc.contributor.institutionDANIEL RIBEIRO MENEZES, UNIVASF; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA; LUCIANO FERNANDES SOUSA, UFTO; WILSON DUARTE FERRARI JUNIOR, UNIVASF; ROGÉRIO MARTINS MAURÍCIO, UFSJ.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Influencia-do-tratamento-quimico-das-sementes.pdf5.37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace