Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878201
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FALEIRO, F. G.
JUNQUEIRA, N. T. V.
COSTA, A. M.
GUIMARAES, T. G.
BRAGA, M. F.
OLIVEIRA, E. J. de
MACHADO, C. de F.
PADUA, J. G.
BORGES, R. de S.
PEIXOTO, J. R.
Additional Information: FABIO GELAPE FALEIRO, CPAC; NILTON TADEU VILELA JUNQUEIRA, CPAC; ANA MARIA COSTA, CPAC; TADEU GRACIOLLI GUIMARAES, CPAC; MARCELO FIDELES BRAGA, CPAC; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; CRISTINA DE FATIMA MACHADO, CNPMF; JULIANO GOMES PADUA, CENARGEN; ROGERIO DE SA BORGES, SNTEEN Londrina; José Ricardo Peixoto, UnB.
Title: Caracterização e uso de germoplasma e melhoramento genético do maracujá visando sua utilização diversificada e valoração da biodiversidade essencialmente brasileira.
Publisher: In: SIMPÓSIO SOBRE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA NA EMBRAPA, 2., 2010, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2010.
Language: pt_BR
Notes: Disponível em:<https://intranet.embrapa.br/acl_users/credentials_cookie_auth/require_login?came_from=https%3A//intranet.embrapa.br> Acesso em: 21 fev. 2011.
Description: O gênero Passiflora possui mais de 450 espécies, sendo o Brasil um dos principais centros de diversidade genética. Ainda são incipientes os trabalhos de caracterização de germoplasma visando a sua utilização diversificada e no melhoramento genético do maracujazeiro azedo. Diante das demandas e desafios relacionados ao germoplasma e melhoramento genético do maracujá, ações de P&D&I estão sendo realizadas na Embrapa Cerrados e parceiros nas últimas décadas. Resultados dos trabalhos de caracterização de germoplasma baseados em caracteres agronômicos, morfológicos, bioquímicos e moleculares têm possibilitado a utilização de espécies silvestres no melhoramento genético do maracujazeiro azedo, como porta-enxertos e para diversificação de sistemas de produtivos com novos alimentos funcionais para consumo in natura (maracujá-doce) e para uso como plantas ornamentais e medicinais. Os resultados do programa de melhoramento culminaram com o lançamento dos três primeiros híbridos de maracujazeiro azedo da Embrapa (BRS Gigante Amarelo, BRS Sol do Cerrado e BRS Ouro Vermelho) com alta produtividade, qualidade de frutos e resistência a doenças. Dentro da linha de diversificação foram desenvolvidos os três primeiros híbridos de maracujazeiro ornamental do Brasil (BRS Estrela do Cerrado, BRS Rubiflora e BRS Roseflora). Novos produtos tecnológicos desenvolvidos a partir desta rica biodiversidade essencialmente brasileira estão em fase final de avaliação agronômica para lançamento até 2012.
Thesagro: Hibrido
Germoplasma
Maracujá
Planta Ornamental.
NAL Thesaurus: Passiflora.
Data Created: 2011-02-21
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabiomaracujaID27457.pdf89,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace