Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878450
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: PÁDUA, S. B.
PILARSKI, F.
DIAS NETO, J. D.
ISHIKAWA, M. M.
SATAKE, F.
DIAS, M. T.
Additional Information: SANTIAGO BENITES DE PÁDUA, FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS; FABIANA PILARSKI, UNESP/JABOTICABAL; JOSÉ DIAS NETO, UNESP/JABOTICABAL; MARCIA MAYUMI ISHIKAWA, CPAO; FABIANA SATAKE, UNIGRAN; MARCOS TAVARES DIAS, CPAF-AP.
Title: Distúrbios morfológicos em leucócitos de exemplar kinguio (Carassius auratus auratus Linnaeus, 1758) with bacterial hemorrhagic septicemia: case report.
Publisher: Revista Brasileira de Ciência Veterinária, Niterói, v. 17, n. 1, p. 16-20, jan-abr. 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Hematologia de peixe
Sanidade aquícola
Fish hematology
Aquaculture sanity
Freshwater fish.
Description: O presente estudo teve por objetivo relatar um caso sobre as alterações morfológicas em leucócitos de kinguio com septicemia hemorrágica bacteriana. Um exemplar foi atendido no Laboratório de Patologia de Organismos Aquáticos do CAUNESP, Unesp de Jaboticabal, apresentando apatia, natação errática, anorexia e discreta perda de equilíbrio, buscando constantemente a superfície da água. Através de análise visual da superfície corpórea, foram observadas áreas de hemorragia petequial na base das nadadeiras peitoral, pélvica e caudal, além da órbita bucal, periocular e anal e efusão celomática. Na extensão sanguínea foram observadas a presença de monócitos ativados, hiperativados, e fagócitos mononucleares realizando eritrofagocitose e leucofagocitose, neutrófilos com basofilia citoplasmática e com vacuolização citoplasmática, além de imunócitos e leucócitos imaturos com anisocitose e anisocariose. As alterações morfológicas descritas no presente estudo revelaram parte da patogenia e resposta orgânica de kinguio com septicemia hemorrágica bacteriana. Dessa forma, as análises qualitativas das células sanguíneas devem ser também utilizadas como ferramenta complementar aos estudos do estado geral da saúde de peixes em cultivo.
Thesagro: Peixe de Água Doce.
Data Created: 2011-02-22
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AP2010ArtigoPeriodicoDisturbiosMorfologicosKinguio.pdf69,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace