Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, A. X. de
dc.contributor.authorALONSO, A. M.
dc.contributor.authorSILVA, A. S. DA
dc.date.accessioned2026-03-04T13:52:43Z-
dc.date.available2026-03-04T13:52:43Z-
dc.date.created2011-02-24
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationRevista Iluminart, v. 1, n. 5, p. 74-87, ago. 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878743-
dc.descriptionO biodiesel é um biocombustível, que entre outras matérias-primas disponíveis no Brasil, pode ter sua fonte no óleo residual de processos alimentícios. A sociedade, apesar de aos poucos ampliar sua consciência ecológica, enfrenta muitas dificuldades em estabelecer a coleta seletiva desse resíduo, quer seja pela falta de políticas públicas quer seja pela falta de logística adequada que atinja pequenos produtores – comércio, indústria e residências e mesmo falta de estímulo para manutenção dessa Gestão Ambiental. Este problema pode ser solucionado por meio da participação de agentes do Terceiro Setor ao se organizarem como ecopontos, a fim de receberem as pequenas quantidades de resíduos recolhidos pela população, incentivada e orientada por um trabalho de Educação Ambiental específico e desenvolvido para fortalecer o envolvimento das pessoas. O objetivo desse trabalho foi verificar a eficiência da Pesquisa Ação Participante (PAP) no processo de formação e consolidação da rede de coleta junto à comunidade local. Os membros da ONG Amor Solidário – situada e atuante na periferia de Jaboticabal – participaram de um curso de Educação Ambiental – promovido no âmbito do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR), que teve como foco a produção de biodiesel a partir do resíduo mais comum que é o óleo de cozinha, após ser usado em frituras. Em nove meses de interação educativa, crítica e emancipatória, realizaram-se sete encontros em 2007 e outros doze em 2008 – além de três atividades de divulgação na cidade de Jaboticabal. A ONG Amor Solidário recolheu 1.600 litros de óleo residual, consolidou sua atuação junto à comunidade de seu entorno, divulgou e difundiu seu trabalho social na cidade de Jaboticabal e ampliou o conceito de meio ambiente em seus membros. A Rede Social de Coleta, com o alicerce da Educação Ambiental, direcionada para a formação de lideranças comunitárias, apresentou uma base sólida para a construção de um modelo de Biodiesel Social Urbano que pode ser reaplicado em qualquer região do Brasil, respeitadas as diversidades locais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectÓleo residual
dc.subjectGestão ambiental
dc.titleA pesquisa ação participante (PAP) na construção da rede social de coleta de óleo de fritura para a produção de biodiesel num processo de gestão ambiental em Jaboticabal/SP.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroEducação Ambiental
dc.subject.nalthesaurusbiodiesel
dc.format.extent2p. 74-87
riaa.ainfo.id878743
riaa.ainfo.lastupdate2026-03-04
dc.contributor.institutionALTAMIRO XAVIER DE SOUZA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; ARACI MOLNAR ALONSO, CPAC; ANTONIO SERGIO DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pesquisa-participante.pdf388,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace