Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA, J. S. da
dc.contributor.authorPANCOTI, C. G.
dc.contributor.authorBORGES, A. L. C. C.
dc.contributor.authorSILVA, R. R. e
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorLAGE, H. F.
dc.date.accessioned2025-08-22T12:48:37Z-
dc.date.available2025-08-22T12:48:37Z-
dc.date.created2011-02-24
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationIn: ZOOTEC NA AMAZÔNIA LEGAL, 1.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 20., 2010, Palmas. Sustentabilidade e produção animal: anais. Palmas: UFT: ABZ, 2010.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878840-
dc.descriptionAvaliou o Consumo (C) e a Digestibilidade Aparente (DA) dos carboidratos solúveis em detergente neutro (CSDN) e carboidratos totais (CHOT) em 18 novilhas Holandês x Zebu. As dietas foram: T1*= Cana-de-açúcar in natura + 1% da mistura de uréia/sulfato de amônio (9/1) imediatamente antes do fornecimento aos animais; T2*= Cana-de-açúcar + 1% mistura de uréia /sulfato de amônio (9/1) imediatamente antes do fornecimento aos animais + 1,0% de inclusão de óxido de cálcio, sendo a adição do óxido de cálcio feita 24h antes do fornecimento aos animais; T3*= Cana-de-açúcar + 1% mistura de uréia /sulfato de amônio (9/1) + 1,0% de inclusão de óxido de cálcio, sendo a adição do óxido de cálcio e da mistura de uréia e sulfato de amônio (9:1) feita 24h antes do fornecimento aos animais. Não houve diferença estatística para a digestibilidade dos CSDN entre os tratamentos. Avaliando a composição e a digestibilidade dos CSDN, provavelmente houve diferença de consumo devido às diferenças numéricas na composição e na digestibilidade, acompanhando a tendência do consumo. Não houve diferença estatística em nenhuma forma de expressar o consumo de CHOT. Os maiores valores de digestibilidade dos CHOT para o tratamento T1 ocorreram devido à maior digestibilidade da fibra em detergente neutro, ocasionando assim, aumento na digestibilidade dos CHOT. Não houve benefícios com a administração da mistura de uréia e óxido de cálcio, 24 horas antes do fornecimento aos animais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectNovilhas
dc.titleAvaliação da digestibilidade aparente e consumo de carboidratos de dietas à base de cana de açúcar tratada ou não com óxido de cálcio e em diferentes momentos de adição de uréia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroÁlcali
dc.subject.thesagroHidrolise
dc.subject.thesagroMistura
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id878840
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-22
dc.contributor.institutionJULIANA SÁVIA DA SILVA, UFMG; CARLOS GIOVANI PANCOTI, UFMG; ANA LUIZA COSTA CRUZ BORGES, UFMG; RICARDO REIS E SILVA, UFMG; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; HELENA FERREIRA LAGE, UFMG.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-da-digestibilidade-aparente-e-consumo-de-carboidratos.pdf133.67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace